Trabalho da Meteorologia vai além da previsão de chuvas

26 de março de 2009 - 17:13

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

Previsão de chuvas. No Ceará, onde as precipitações pluviométricas são bastante irregulares e a água doce é um bem precioso, é apenas em relação a esse tema que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é lembrada pela população. No entanto, na semana em que se comemora mundialmente o Dia da Meteorologia (23 de março), vale ressaltar que a abordagem dessa ciência é bem mais ampla. Além disso, as falhas nas previsões, sempre muito evidenciadas, fazem parte de qualquer tipo de previsão. Nos dias atuais, de cada 10 previsões de tempo realizadas, uma ou duas são erradas, o que representa um índice de acerto de 80% a 90%.
David Ferran, gerente do departamento de meteorologia da Funceme, explica que há diferença entre dois conceitos usualmente confundidos pelas pessoas: previsão do tempo e previsão do clima. Na primeira, os técnicos informam se vai ou não haver chuva nos próximos dois a três dias. Já a previsão do clima antecipa a média de todo o período chuvoso.

Ele também ressalta que a previsão climática na nossa região tem um índice de acerto melhor que em outras regiões do planeta. No entanto, a previsão de tempo tem um índice de acerto menor que em regiões de maior latitude (Europa, EUA, sul do Brasil, etc.). O expediente de fazer ironias com os erros nos boletins, de acordo com David, é mundial. “Nos Estados Unidos e na Europa, saem charges nos jornais fazendo piada com as falhas na previsão do tempo”, afirma. Ele lembra, ainda, outro detalhe importante. As pessoas só dão destaque às vezes em que os órgãos não acertam.

Um conceito que também é bastante arraigado entre a população é de que a Meteorologia é uma ciência que cobre apenas fenômenos relacionados ao estudo do clima. David explica que o trabalho da Funceme vai muito além disso. Um dos serviços prestados pelo órgão é ajudar no planejamento da instalação de indústrias ou na definição de novas fronteiras agrícolas a partir de estudos feitos do solo, do índice de aridez da região e de mapeamento das precipitações nos recursos hídricos do estado.

Por fim, David ressalta que a Funceme foi a primeira instituição meterológica do mundo a utilizar a técnica de downscaling dinâmico, desenvolvida para melhorar a previsão climática regional. Feita em parceria com a Universidade de Columbia, no Estados Unidos, através do International Research Institute for Climate and Society, ajuda a estudar melhor as precipitações no Ceará, que têm a particularidade de acontecer com maior freqüência apenas entre janeiro e junho e são extremamente irregulares.