Capes amplia acesso a portal de periódicos

26 de março de 2009 - 17:19

Da assessoria de imprensa da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ampliou, a partir do dia 18 de março, o acesso gratuito, por meio do Portal de Periódicos, às bases de dados Scopus e Science Direct para 74 instituições de ensino superior, públicas e privadas. Com a ampliação, a Capes pretende estender o acesso a essas bases a todas as instituições participantes do Portal de Periódicos. As duas plataformas trazem informações de grande relevância para a comunidade científica internacional.

Na solenidade de ampliação, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reafirmou a importância da Capes na formação de mestre e doutores e destacou a nova missão da coordenação na formação de professores para a educação básica. “É possível combinar políticas, articular políticas, organizar políticas sem que para isso tenhamos que olhar para um lado e virar as costas para o outro porque não há recursos disponíveis”, disse.

Já o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, definiu a ampliação do acesso como um ato simples, mas com um significado extraordinário. “Esse ato representa para todas essas instituições a possibilidade de oferecer aos estudantes, técnicos, funcionários e professores o acesso a esse acervo considerável”, afirmou. Guimarães disse que a editora holandesa Elsevier, primeira a aceitar a expansão do acesso, apostou no futuro do crescimento da ciência, da tecnologia e da educação de qualidade no Brasil.

Segundo o presidente da Capes, a seleção terá duas etapas. Ao todo foram convidadas 101 instituições, das quais 74 passaram nos critérios de análise de mérito para receber o acesso. Dessas, 51 são particulares, 13 são estaduais e municipais e dez são fundações de amparo à pesquisa.

O endereço do portal de periódicos da Capes é www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp