Água em Marte

26 de março de 2009 - 17:11

Da Agência Funcap, com informações da The Economist

Essas fotografias granuladas podem ser as primeiras evidências de uma possível existência de água líquida em Marte. Elas mostram uma das pernas da sonda americana Phoenix, que pousou perto do pólo norte do planeta em 25 de maio de 2008 e operou até novembro do mesmo ano, quando deixou de funcionar devido ao inverno.

De acordo com Nilton Renno, um dos cientistas-chefes da missão, as manchas na perna da sonda provavelmente são gotas de água salgada. A Phoenix aterrissou em solo gelado e rico em sais denominados percloratos. O doutor Renno acredita que quando a sonda se fixou, seus propulsores derreteram parte do gelo e o líquido resultante salpicou na perna da Phoenix.

Os percloratos do líquido, então, absorveram a umidade do ar até que houvesse água suficiente para que eles dissolvessem (um processo conhecido como deliquescência). Apesar de a temperatura ambiente ser de aproximadamente -60ºC, a presença de sais manteve o líquido salgado, permitindo que as gotas se deslocassem e se misturassem.

Apesar da existência de gelo em Marte ser conhecida desde 1666, quando as calotas polares do planeta foram vistas pela primeira vez, as baixas temperaturas e a pressão do ar de lá fazem com que a água, apesar de repleta de sais, congele ou evapore. Se essa água pode permanecer líquida na perna de uma sonda, talvez isso também possa ocorrer em outro lugar e, assim, abrigar vida.