Feira de ciências e engenharia começa no dia 17 de março

12 de março de 2009 - 17:02

Da Agência Funcap, com informações da Acadêmica Agência de Comunicação

Promovida pela Escola Politécnica, exposição contará com 282 trabalhos finalistas de alunos do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País.
Com objetivo de estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira, Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) promove entre os dias 17 e 19 de março a 7ª FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Dentre mil projetos desenvolvidos por alunos da 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio e técnico de todo o Brasil, foram selecionados 287 finalistas que serão expostos na feira, que será realizada em uma tenda de 2.200 m² instalada no bolsão da Escola Politécnica.

São esperados cerca de 12 mil visitantes. Segundo a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, professora doutora do Departamento de Sistemas Eletrônicos da EPUSP e diretora da Estação Ciência da USP, serão apresentados trabalhos das áreas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas, que se destacaram por sua criatividade, rigor científico e inovação.

Cerca de 300 avaliadores, entre professores da USP, de universidades parceiras e profissionais voluntários, irão selecionar os melhores projetos, que serão premiados durante uma cerimônia realizada no dia 21 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP. Os autores dos melhores trabalhos ganharão medalhas, certificados, estágios e outros prêmios.
Os trabalhos de maior destaque na FEBRACE serão qualificados para participar da Intel-ISEF – International Science and Engineering Fair, a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos, com representantes de cerca de 50 países. No ano passado, dos nove projetos selecionados na FEBRACE, três foram premiados na Intel-ISEF.

MERCOSUL – A FEBRACE também abrigará a III Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL, numa parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Serão apresentados 22 projetos científicos e tecnológicos de estudantes do ensino médio selecionados em feiras de ciências de quatro países membros (Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela) e da Colômbia – país associado. Mas, diferentemente da FEBRACE, essa mostra não será competitiva. “A Mostra integra as ações do Comitê Gestor de Popularização da Ciência do MERCOSUL, da Rede Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), entre as quais o intercâmbio de experiências entre os países do Mercosul é um fator importante para a difusão dos valores da Ciência e da Tecnologia e, consequentemente, para ajudar a promover a inserção social e maior integração do Bloco”, explica Adriana Anunciatto Depieri, coordenadora da Mostra e diretora substituta do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (DEPDI) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do MCT.

A 7ª edição da FEBRACE conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Intel do Brasil, Petrobras, Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de São Paulo, do Instituto Votorantim, Bradesco, Instituto Solvi, Rede Globo, entre outras instituições públicas e privadas alinhadas com a filosofia do evento.

Serviço – A mostra pública dos projetos da FEBRACE 2009 e da III Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL será realizada de 17 a 19 de março, das 14h00 às 19h00, no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é franca. Mais informações no site da FEBRACE.