Unicamp treina alunos de química do ensino médio

9 de março de 2009 - 16:57

Da Agência Funcap (com informações de Sérgio Melo, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Química)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está realizando, entre os dias 2 a 13 deste mês, o VIII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química. A iniciativa é destinada aos 15 estudantes que mais destacaram em um processo seletivo de quatro fases iniciado com 164 mil alunos de nível médio de todo o Brasil e finalizado com um exame de conhecimentos de laboratório.
Entre os selecionados, nove são do Ceará, quatro de São Paulo, um do Pará e um do Distrito Federal. Um dos destaques dessa edição do curso é que a única mulher classificada é a cearense Camila Sâmea, de 16 anos, aluna do Colégio Master. Ela participa pela segunda vez consecutiva do curso.

As aulas estão sendo ministradas por docentes do Programa de Pós-graduação em Química da Unicamp e por professores de outras instituições. Segundo a organização do evento, o objetivo é preparar os estudantes para a próxima fase da olimpíada de química, que resultará na escolha dos quatro alunos que integrarão a equipe do Brasil na 41ª Olimpíada Internacional de Química, a ser realizada em julho próximo, em Cambridge, Inglaterra. Além disso, do curso também sairão os quatro representantes do país na 14ª Olimpíada Iberoamericana de Química, que acontecerá de 4 a 11 de outubro e será organizada pela Universidade de Havana, em Cuba.

O Curso de Aprofundamento e Excelência em Química é uma atividade do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química, e conta com o apoio do CNPq e do MEC, além de 17 universidades federais, duas estaduais e oito Cefets, localizados em 25 estados. A coordenadoria nacional está, atualmente, sediada na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Mais informações podem ser obtidas no site www.obq.ufc.br