DAAD e CAPES assinam convênio de parceria estratégica Alemanha-Brasil

9 de março de 2009 - 17:01

Ato no dia 11 de março, na USP, terá palestra da ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan

Fonte: DAAD

Os presidentes do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Prof. Dr. Stefan Hormuth, e da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, assinam no dia 11 de março de 2009 (quarta-feira), no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP, o Convênio de Parceria Estratégica em Ciência e Pesquisa entre Alemanha e Brasil.

O ato contará com a presença da ministra alemã da Educação e Pesquisa (BMBF), Dra. Annette Schavan, que fará uma palestra sobre “A importância da educação e da ciência para o desenvolvimento de sociedades modernas” para autoridades, ex-bolsistas do DAAD e da CAPES, bem como outros professores, pesquisadores, doutorandos e estudantes convidados.

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento atual superior a 280 milhões de euros e com mais de 56 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros, fomentados anualmente por seus programas.

A CAPES é o maior parceiro do DAAD na América Latina. As duas organizações vêm cooperando para o intercâmbio acadêmico-científico entre Brasil e Alemanha há mais de 30 anos. O relacionamento tem se intensificado ultimamente e o fluxo entre Brasil e Alemanha, de fomentados pelo DAAD e seus parceiros, deverá, em breve, superar pela primeira vez a ordem dos 2000 ao ano.

No ano passado, DAAD e CAPES fomentaram juntos 79 projetos do programa Probral de parceria entre grupos de pesquisa, além de 24 projetos de intercâmbio de graduação do programa Unibral. Nos últimos três anos, DAAD, CAPES e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) enviaram juntos anualmente de 80 a 100 novos bolsistas de doutorado para a Alemanha, enquanto os bolsistas alemães enviados pelo DAAD ao Brasil têm igualmente atingido somas recordes (76 em 2008).

O novo convênio busca fortalecer o alto nível das relações acadêmicas entre os dois países, conferir novos impulsos à inovação científica e tecnológica, e ampliar as oportunidades acadêmicas para jovens alemães e brasileiros, particularmente com programas de duplo doutorado e com cooperações trilaterais entre Brasil, Alemanha e países em desenvolvimento, sobretudo da África.

A assinatura do convênio marcará a abertura do seminário de ex-bolsistas do DAAD e da CAPES “Alemanha–Brasil. Parceria estratégica em ensino e pesquisa. Balanço e perspectivas”, a realizar-se no dia 11, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (USP), e nos dias 12 e 13, no Hotel Sonesta (Av. Ibirapuera, 2535, Moema, São Paulo-SP). Participam do seminário apenas ex-bolsistas convidados.