Pesquisadores integram ala que vai homenagear inventores mundiais no carnaval carioca

19 de fevereiro de 2009 - 16:48

Da Agência Brasil
Por Alana Gandra

A Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra contará, este ano, entre seus foliões, com o maior número de mestres e doutores de todos os carnavais. “Será a maior concentração de PHDs por metro quadrado em uma ala de carnaval”, disse hoje (17), em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Instituto Gênesis, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), José Alberto Sampaio Aranha.

Aproveitando o enredo da escola, que trata de todas as formas de criatividade e inovação, o Instituto decidiu montar a ala dos “Inventores Curiosos”.

A fantasia, em preto e branco, presta homenagem a vários inventores do mundo inteiro, como Thomas Edison (luz elétrica), Graham Bell (telefone) e os irmãos Auguste e Louis Lumière (cinema).

A ala, número 30 do setor 7 da Porto da Pedra, já tem cerca de 50 integrantes, entre pesquisadores de parques tecnológicos e incubadoras de empresas de todo o país.

Também participam da iniciativa, apoiada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) representantes das instituições financiadoras da pesquisa e desenvolvimento no Brasil, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia; e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo a gerente da Coordenação de Empreendedorismo de Extensão do Instituto Gênesis, Julia Zardo, pessoas que trabalham com inovação em vários estados, como Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, estão chegando ao Rio para participar do desfile. Os pesquisadores participam amanhã (18) de seminário sobre empresas-âncoras, promovido pela Finep e já devem ficar na cidade para o carnaval.

“A gente quer divulgar as possibilidades de apoio a quem deseja montar uma empresa, quem quer inventar alguma coisa. Divulgar isso para a sociedade”.

A escola de samba do grupo especial será a primeira a desfilar, às 21 horas da próxima segunda-feira (23), na Marquês de Sapucaí, na capital fluminense.

A escola tem como enredo Não me proíbam criar, pois preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar. O Instituto Gênesis já recebeu sugestão para transformar a ala no bloco dos Inventores Curiosos e tornar sua presença permanente nos próximos carnavais.