Anunciado mais um INCT para o Ceará

13 de fevereiro de 2009 - 16:42

Da Agência Funcap
Com informações do Jornal da Ciência

Mais um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia foi anunciado para o Ceará: o INCT de NanoBioEstruturas e Simulação NanoBioMolecular, coordenado pelo professor Benildo Sousa Cavada da Universidade Federal do Ceará.

O Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) aprovou 22 novos projetos, totalizando 123 institutos. Os novos INCTs estão distribuídos em todas as regiões do país. Amazonas, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão ganhar mais um instituto. O Rio de Janeiro terá outros quatro institutos e São Paulo nove.

A Região Nordeste ficou com 18 INCTs, sendo quatro no Ceará. A Região Norte terá nove INCTs, o Centro-Oeste quatro, o Sul 15 e o Sudeste 77.

Cada instituto será constituído por uma entidade sede e por uma rede de grupos de pesquisa organizados regional ou nacionalmente. O desempenho de cada centro será acompanhado pelo CNPq e pelo Comitê de Coordenação. A avaliação do programa será feita pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Os outros três projetos aprovados do Ceará também são de representantes da Universidade Federal do Ceará:

• INCT de Biomedicina do Semi-árido, coordenado pelo professor Aldo Ângelo Moreira Lima;

• INCT de Transferência de Materiais Continente-oceano, coordenado pelo professor Luiz Drude de Lacerda

• INCT em Salinidade, coordenado pelo professor José Tarquínio Prisco.
No Nordeste, dos 18 INCTs aprovados, cinco são de Pernambuco, quatro da Bahia, quatro do Ceará, dois do Rio Grande do Norte, um da Paraíba, um do Piauí e um de Sergipe.

A lista com os 22 novos institutos está disponível em www.cnpq.br/resultados/2008/015a.htm