Abertas as inscrições para a 61ª Reunião Anual da SBPC

11 de fevereiro de 2009 - 19:24

Qua, 11 de Fevereiro de 2009 10:39

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação

Estão abertas as inscrições para a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 12 a 17 de julho na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM ). O tema desta edição será “Amazônia: Ciência e Cultura”. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.sbpcnet.org.br/manaus/.

O primeiro prazo de inscrição, que oferece descontos maiores, vai até o dia 19 de fevereiro. Sócios da SBPC nas categorias “estudante”, “professor da educação básica ou técnica” e “sócio de sociedades associadas à SBPC” pagam R$ 20,00. Já os sócios na categoria “professor de educação superior” e outros profissionais pagam R$ 50,00. Não sócios, nas respectivas categorias, pagam R$ 40,00 e R$ 100,00.

Com vistas à 61ª Reunião Anual, a SBPC também está fazendo uma promoção para novos associados. Até 19 de fevereiro, estudantes de graduação e de pós-graduação e professores da educação básica ou técnica pagam R$ 60,00 pela anuidade de 2009 e ganham inscrição grátis no evento. Professores de ensino superior e demais profissionais têm o mesmo benefício por R$ 110,00.

Ao se associar à SBPC, o novo sócio passa a integrar o quadro de uma das entidades mais representativas na defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Também receberá gratuitamente, pelo correio, a revista Ciência & Cultura, de periodicidade trimestral, e o Jornal da Ciência , de periodicidade quinzenal.

Programação – As conferências, mesas-redondas, simpósios e minicursos da 61ª Reunião Anual da SBPC serão organizados em torno de 17 núcleos temáticos, contemplando a diversidade da Amazônia. A programação científica também inclui Sessão de Pôsteres, com apresentação dos trabalhos científicos submetidos e aceitos para apresentação, e a Jornada de Iniciação Científica, na qual serão apresentados os melhores trabalhos de alunos de graduação selecionados em 2008 pelas instituições de ensino superior.

Já os alunos do ensino fundamental, médio ou técnico poderão ter um contato dinâmico com a ciência durante a programação da SBPC Jovem, atividade que contará com exposições, oficinas, vídeos e filmes.

No evento serão anunciados os vencedores do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do Concurso Cientistas de Amanhã, do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC/UNESCO), Comissão São Paulo. Neste ano, o Prêmio José Reis contemplará a instituição ou veículo de comunicação que tenha se destacado pelo seu trabalho de tornar acessível ao público conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Já Concurso Cientistas de Amanhã premiará cinco trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio.

Também constam da 61ª Reunião Anual da SBPC eventos tradicionais como a ExpoT&C, mostra de projetos de ciência e tecnologia; a SBPC Cultural, com atividades nas expressões e valores artísticos locais e regionais; e a Feira de Livros, espaço para editoras e livrarias.