Bolsas em Berlim para profissionais da cooperação internacional para o desenvolvimento

10 de fevereiro de 2009 - 19:20

Ter, 10 de Fevereiro de 2009 10:25

A Universidade Humboldt de Berlim abriu inscrições para seus cursos de verão de treinamento para jovens lideranças e profissionais especialistas da área da cooperação internacional para o desenvolvimento. São três os cursos oferecidos:

· Decentralised Management of Regional Development (3 a 14 de agosto de 2009);

· Project Cycle Management (17 a 28 de agosto de 2009);

· Conflict Prevention and Conflict Management (31 de agosto a 11 de setembro de 2009).

Requisitos: pós-graduação master (M.A./M.Sc.) ou equivalente e proficiência em inglês, idioma no qual serão ministrados os cursos.

A taxa de inscrição em cada curso custa 500 euros. Existe a possibilidade de bolsas parciais para o curso “Conflict Prevention…”. Para os outros dois, somente pós-graduados em universidades estrangeiras com bolsas alemãs sur-place e ex-estudantes de universidades alemãs podem candidatar-se a bolsas parciais.

Candidaturas até 3 de maio de 2009.

As bolsas são oferecidas pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), com recursos dos ministérios alemães da Cooperação para o Desenvolvimento (BMZ) e das Relações Exteriores (AA), bem como pelo governo de Berlim.

Os pedidos de esclarecimentos e de bolsas, entretanto, devem ser encaminhados diretamente à Universidade Humboldt (HU). Para mais informações, veja o flyer em http://rio.daad.de/download/SLE_PLUS_Berlin Training 2009.pdf e/ou consulte o site www.berlinerseminar.de (clicar no link “SLE plus…”) ou escreva para sle-plus@agrar.hu-berlin.de Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

O DAAD é a maior organização de fomento ao intercâmbio acadêmico e científico do mundo. Seu orçamento atual ultrapassa os 280 milhões de euros e seus programas beneficiam anualmente mais de 56 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros.