Cearense é tricampeão de olimpíada de matemática

5 de fevereiro de 2009 - 19:16

Qui, 05 de Fevereiro de 2009 10:13

Da Agência Funcap

Pela terceira vez, o cearense Ricardo Oliveira da Silva, de Várzea Alegre, conseguiu medalha de ouro na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A iniciativa é realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e teve os resultados anunciados essa semana.

Este ano, o Ceará ficou em 4º lugar em número de alunos premiados, atrás de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O estado também se destacou no número de escolas inscritas, ocupando o 3º lugar na segunda fase da competição. São Paulo e Minas Gerais tiveram o maior número de escolas inscritas nessa fase. De acordo com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em quatro anos de competição o número de alunos inscritos passou de 10 milhões para 18 milhões, aproximadamente 10% da população.

Três mil alunos serão premiados pelos resultados da Obmep de 2008. São 300 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze. Os alunos premiados recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq/MCT). A Obmep é voltada para estudantes e professores de instituições públicas e tem como objetivo descobrir talentos entre estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio.