Armtec é recomendada à ISO 9001:2008

5 de fevereiro de 2009 - 19:11

Qui, 05 de Fevereiro de 2009 10:09

Por Sílvio Mauro

Da Agência Funcap

A empresa cearense Armtec Tecnologia em Robótica foi recomendada, no dia 29 de janeiro último, à certificação de acordo com a norma NBR ISO 9001:2008. Foi uma das primeiras no estado a receber o registro, atualização mais recente da norma ISO 9000, um conjunto de normas técnicas que estabelece uma referência de qualidade reconhecida em todo o mundo. O padrão estabelece regras que envolvem todo o processo produtivo das empresas e é aplicado em materiais, produtos, processos e serviços e até fornecedores.

Com apenas quatro anos no mercado, a Armtec obteve um certificado que, pelo alto grau de exigência, é obtido por poucas empresas. No Ceará, de acordo com a Junta Comercial do Estado, existem mais de 385 mil empreendimentos em atividade. No entanto, certificados ISO 9000 foram concedidos somente a pouco mais de uma centena deles, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para o diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Armtec, Roberto Macedo, a conquista do ISO 9001:2008 está relacionada ao fato da empresa ter estreitas ligações com instituições de ensino superior e órgãos de incentivo à inovação. Criada dentro da Universidade de Fortaleza (Unifor), ela surgiu a partir de um incentivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).
“Fomos uma das primeiras do Ceará a receber o Pappe”, afirma Roberto, fazendo referência ao Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que no Ceará é realizada em parceria com a Funcap e financia atividades de P&D por pesquisadores que atuem diretamente ou em cooperação com empresas de base tecnológica.

No caso da Armtec, a influência do ambiente científico faz com que, do seu quadro de 30 funcionários, quatro sejam doutores nas áreas onde a empresa atua, como materiais, pavimentação, grandes estruturas e vibração. Além disso, mais de 30% do faturamento é investido em P&D. Atualmente, a empresa tem nove produtos desenvolvidos e outros 16 em fase de estudos. “Oito deles já estão no mercado”, garante Roberto.

Saiba mais sobre os certificados ISO

A International Organization for Standardization é uma organização não governamental que desenvolve e publica padrões de qualidade aceitos em centenas de países. Sua coordenação central fica em Genebra, na Suíça. O nome ISO também é uma padronização, já que a sigla ficaria diferente nas principais línguas do mundo (IOS em inglês, OIN em Francês), e veio do grego “isos”, que tem conotação de igualdade.
Os principais padrões ISO são o 9001, que define regras de qualidade para sistemas de gestão, e 14001, que estabelece critérios para gerenciamento do meio ambiente. A principal importância, para uma empresa, de uma certificação como essa, é o credenciamento para vender produtos ou serviços a grandes e importantes compradores de várias partes do mundo.