FINEP e Sebrae destinam R$ 4 milhões para inovação na cultura

22 de janeiro de 2009 - 18:43

Qui, 22 de Janeiro de 2009 08:28

Por Sílvio Mauro

Da Agência Funcap

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Financiadora de Estudo (Finep) irão selecionar Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) que desejem obter apoio financeiro para projetos de inovação tecnológica em parceria com micro e pequenas empresas do segmento de economia da cultura. As instituições irão destinar uma verba de R$ 4 milhões para inovação nos segmentos de música, audiovisual, manifestações populares, artes cênicas e performáticas.

Segundo José Ancelmo de Góis, analista da unidade de acesso à inovação e tecnologia do Sebrae nacional, o valor total de recursos deve apoiar somente 12 projetos em todo o Brasil, já que o custo mínimo de cada um tem de ser 300 mil reais (com um teto de 500 mil). Ele explica que isso se deve porque a iniciativa de usar dinheiro destinado à inovação para a cultura é pioneira. “É um projeto piloto, por isso o valor é baixo, em relação a outros financiamentos feitos pelo Sebrae”, ressalta.
Como exemplos de possíveis experiências a serem aprovadas pelas instituições, José Ancelmo cita técnicas de ensino, novas forma de apresentar manifestações populares ou resgatar tradições. Música (CD, DVD, fonogramas, festivais e espetáculos), audiovisual (cinema, TV, animação, conteúdo de internet, jogos eletrônicos, celular, fotografia e novas mídias), festas tradicionais brasileiras e artes cênicas e performáticas como teatro, dança, circo, ópera e mímica estão entre os setores contemplados pelo edital.

Paulo Alvim, gerente de inovação do Sebrae nacional, afirma que a entidade vem trabalhando há dois anos com uma rede de 28 universidades em todo o Brasil, estudando o que ele denomina arranjos produtivos criativos. “Fizemos um estudo de pólos com densidade cultural e descobrimos que existe um universo considerável de pequenas empresas engajadas nesse processo”.
Cada instituição será responsável por metade do valor destinado à iniciativa. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de janeiro e estão sob a responsabilidade do Sebrae. Não haverá divisão dos recursos por regiões. A seleção das entidades para o apoio financeiro ocorrerá em duas fases. Na primeira, a instituição proponente deverá apresentar uma carta de manifestação de interesse, informando o escopo onde atua, os produtos e serviços prestados, além da disponibilidade de equipe, de infra-estrutura, portfólio de projetos voltados para o segmento da economia da cultura e investimentos de parceiros locais.

Na segunda fase, a proponente que tiver a carta de manifestação de interesse selecionada estará habilitada a apresentar o projeto, que será submetido às etapas de análise de mérito, análise técnico-jurídica e deliberação. O resultado da seleção das cartas de manifestação de interesse e disponibilização do formulário modelo para apresentação de propostas será em fevereiro. Em março, os interessados devem enviar a proposta de projeto. Mais informações podem ser obtidas no edital, no endereço www.sebrae.com.br/customizado/inovacao/encomenda_finep3.doc