Projeto Agentes Locais de Inovação será expandido em 2009

13 de janeiro de 2009 - 18:37

Ter, 13 de Janeiro de 2009 10:28

Da Agência Funcap
Com informações da agência de noticias do Sebrae nacional e da assessoria de imprensa do Sebrae Ceará

O Sebrae nacional anunciou a expansão do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), que no ano passado foi implantado no Distrito Federal e no Paraná, e em 2009 chegará a outros nove estados.Um total de R$ 27,8 milhões, será aplicado pelo Sebrae e por parceiros para alavancar a inovação nas empresas atendidas. Os estados beneficiados esse ano são Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Para garantir esse apoio, o Sebrae de cada estado participou de chamada pública e teve seu projeto selecionado.

No Ceará, serão selecionados e formados 20 Agentes Locais de Inovação, pessoas com até três anos de formadas e capacitadas pelo Sebrae para levar a inovação para dentro das empresas. Eles atuarão, durante 24 meses, junto a mil micros e pequenas empreendimentos dos setores de calçados, confecção e laticínios localizadas, respectivamente, nas regiões do Cariri, Metropolitana de Fortaleza, Sertão Central e Jaguaribe.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sebrae Ceará, o papel dos agentes será o de estabelecer a conexão entre as empresas assistidas pelo projeto e instituições de Ciência & Tecnologia com o objetivo de elevar o nível de competitividade através da inovação. A expectativa é atender pelo menos 750 empresas com o projeto.

A execução do Projeto ALI Ceará demandará recursos da ordem de R$ 2.792.455,00, divididos entre o Sebrae nacional (R$ 1.484.000,00), o Sebrae Ceará (R$ 1.212.455,00) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece), que aplicará 96 mil reais. Em todo o Brasil, mais de dez mil empresas serão beneficiadas. Para isso, haverá a atuação de 204 Agentes Locais de Inovação.

O Sebrae nacional também terá um projeto ALI especial para as empresas da região Norte. Nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, de Rondônia, Roraima e Tocantins serão atendidas 400 empresas por dez Agentes Locais de Inovação. No Pará, serão 1.200 empresas e 30 agentes. No total, serão investidos R$ 6,6 milhões na região. Em todo o Brasil, no período de 2009 a 2010, a meta é atingir 13,8 mil empresas inovadoras por meio de 294 agentes locais, em 16 estados.

O recrutamento e a seleção de agentes devem ocorrer até o dia 27 de fevereiro para que o período de capacitação ocorra de março até abril. E o início dos trabalhos nas empresas será até maio. Os critérios da seleção serão divulgados até o fim do mês no endereço (www.ce.sebrae.com.br). As empresas beneficiadas serão escolhidas pelos escritórios regionais do Sebrae Ceará.

A seguir, os perfis das macrorregiões e dos setores a serem beneficiados no Ceará:

Região

Setor