UFC inaugura laboratório para estudos de óleos pesados

18 de dezembro de 2008 - 17:59

Qui, 18 de Dezembro de 2008 10:18

Da Agência Funcap

O Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará inaugurou, no último dia 17, um novo centro de pesquisa no Campus do Pici. O Laboratório de Simulação Numérica de Reservatório de Óleos Pesados, que integra o programa Redes Temáticas, da Petrobras, passa a trabalhar junto com instalações de sete instituições de ensino superior de todo o Brasil. No Nordeste, além da UFC, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também faz parte da rede.

Segundo o professor Murilo Pereira de Almeida, sub-chefe do Departamento de Física da UFC, o laboratório realiza simulações, através de computadores, para fazer a modelagem das propriedades dos poços. São considerados parâmetros como densidade do óleo, outros fluidos que podem ser encontrados na exploração, características geológicas e os processos que serão necessários para extrair o petróleo.

Ele ressalta a importância desses estudos, para a Petrobras, por causa das características do óleo encontrado no Brasil, que é pesado (com pouca viscosidade). “Antes de produzir, é preciso calcular o potencial do poço. Também é necessário escolher a técnicas adequadas para explorar. A simulação é o recurso usado para calcular tudo isso antes de fazer os investimentos”, diz Murilo, acrescentando que outra função do laboratório será acompanhar a produção, para avaliar a necessidade de ajustes (novas técnicas de exploração) e calcular até quando o poço pode produzir.

De acordo com a UFC, o custo da obra foi de R$ 520 mil, recurso proveniente do convênio com a Petrobras. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) colaborou para a compra de equipamentos. O laboratório tem cinco pesquisadores e quatro estudantes. A estrutura inclui seis gabinetes para professores, pesquisadores locais e visitantes; sala para estações de trabalho; miniauditório, e espaço para cluster (computadores que processam dados em paralelo).