CNPq divulga projetos aprovados no Programa de Defesa Agropecuária do MAPA

18 de dezembro de 2008 - 18:06

Qui, 18 de Dezembro de 2008 10:27

Da Agência Funcap
Com informações do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou, essa semana, os projetos aprovados no Programa Defesa Agropecuária do MAPA: Mais Ciência, Mais Tecnologia. Das 737 propostas analisadas, 367 receberão investimentos em pesquisas científicas, tecnológicas e em inovação nos temas vigilância e sanidade animal e vegetal, qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e vegetal e de insumos agropecuários.

O programa é uma pareceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão desembolsados, inicialmente, R$102,7 milhões em três anos. Parte dos recursos será repassada aos pesquisadores ainda em dezembro.

O programa contempla quatro linhas de ação. Na primeira, estruturação e implantação de redes de pesquisas científicas, tecnológicas de inovação e controle, foram aprovadas 14 propostas. Pela segunda linha, 277 projetos de pesquisa receberão recursos do programa. Vinte e oito propostas serão apoiadas para capacitação de recursos humanos do MAPA e 48 projetos proporcionarão a criação, implantação e consolidação de centros colaboradores em defesa agropecuária.

Para o diretor do CNPq, José Oswaldo Siqueira, esta parceira reforça o cumprimento da missão institucional da agência, de promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país em áreas consideradas estratégicas para o Brasil. “O CNPq coloca a competência e a experiência da comunidade científica e tecnológica, formada e capacitada ao longo de sua história, em diferentes áreas, a serviço efetivo do país e, neste caso, para a defesa agropecuária”, afirmou.

Dois projetos do Ceará foram aprovados na Linha 2 do MAPA: a proposta do professor Benito Moreira de Azevedo, do Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola da UFC, que visa testar as formas de aplicação de inseticidas e fungicidas em diferentes doses nas águas de irrigação como tentativas de reduzir os impactos ambientais e os danos à saúde do homem do campo. O projeto recebeu pouco mais de 60 mil reais. A outra proposta aprovada foi a do professor Davide Rondina, do Programa de Pós Graduação Em Ciências Veterinárias da UECE.