Vencedores nacionais do Prêmio FINEP 2008 recebem troféus no Planalto

11 de dezembro de 2008 - 17:48

Qui, 11 de Dezembro de 2008 12:31

Fonte: FINEP

Os vencedores da etapa nacional do Prêmio FINEP de Inovação 2008 receberam os troféus, nesta quarta-feira (10), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Participaram do evento o vice-presidente José de Alencar, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o presidente da FINEP, Luis Fernandes, e o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis.

Este ano, tanto os vencedores regionais quanto os nacionais do Prêmio concorreram a financiamentos pré-aprovados da FINEP que chegam a até R$ 10 milhões. “O apoio ‘moral’ agora vai agregar apoio material, levando o Prêmio a um novo patamar”, disse Luis Fernandes durante a premiação. Concorreram à premiação nacional os primeiros colocados regionais em cada uma das quatro categorias – Instituição de Ciência e Tecnologia, Média Empresa, Pequena Empresa e Tecnologia Social.

Em duas categorias especiais, foram finalistas quatro inventores inovadores, selecionados do banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e quinze empresas de grande porte que já receberam financiamentos da FINEP.

O ministro Sergio Rezende afirmou que “ciência e tecnologia devem, mais do que nunca, serem encaradas como geradores de riqueza, especialmente num momento de crise internacional”. Em nome do presidente Lula, o vice-presidente José de Alencar disse que o Prêmio FINEP ganha mais importância a cada edição, por valorizar um conceito que ganha mais peso a cada dia – a inovação.

O julgamento dos finalistas ocorreu na terça (9), também em Brasília. Durante todo o dia, representantes das empresas e instituições fizeram apresentações de seus projetos, empresas e instituições a uma equipe de 17 jurados, formada por membros de diversas entidades dos setores empresarial e acadêmico, além da FINEP e do INPI. Veja aqui o especial sobre o Prêmio na 4ª edição da REVISTA Inovação em Pauta.

“A qualidade das apresentações foi excelente, especialmente as da categoria Média Empresa, o que tornou a tarefa do júri bem difícil”, diz Vera Marina da Cruz e Silva, coordenadora nacional do Prêmio.

As inscrições para a próxima edição do Prêmio FINEP de Inovação estão previstas para começar em março de 2009.

Conheça os vencedores nacionais de 2008, por categoria:

Instituição de Ciência e Tecnologia


Centro Internacional de Tecnologia de Software – CITS (PR)

O CITS é uma instituição integradora de ensino, pesquisa, desenvolvimento e negócios na área de Tecnologia da Informação, comprometida com resultados e criação de produtos e serviços para clientes e comunidade, valorizando seu capital humano e contribuindo para o bem estar social.

Fundada em 1992, em Curitiba (PR), o CITS ficou em segundo lugar regional do Prêmio FINEP em 2006, e em terceiro em 2004. Em 2005, foi premiado com o Troféu Expressão e Inovação Tecnológica FINEP.

Média Empresa

Scitech Produtos Médicos Ltda. (GO)

A Scitech tem como missão prover o mercado mundial de procedimentos médicos minimamente invasivos, com soluções inovadoras, seguras e eficazes. Com a criação do departamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), a empresa iniciou em meados de 2005 um processo de substituição de importação para nacionalização de alguns dos produtos comercializados. O início da nacionalização dos produtos representou para a empresa cerca de 35% da produção. A partir de 2007, houve um avanço significativo na nacionalização dos produtos, que representam hoje 80% do total da produção.

Pequena Empresa

Engineering Simulation Scientific Software Ltda. (SC)

A ESSS desenvolve ferramentas para a solução numérica de problemas de engenharia e oferece ao mercado os softwares produzidos por empresas de renome na área de Engenharia Assistida por Computador (CAE) do mercado internacional. A missão da empresa é melhorar os processos de engenharia e o desenvolvimento de produtos, utilizando tecnologia de simulação computacional.

Criada 1995, inicialmente produzindo softwares para a Petrobras, a ESSS atua hoje em diversas áreas, tais como Metalurgia, Automotiva, Geração de Energia, Ventilação e Ar Condicionado, Turbomáquinas, Processos Químicos, Aeroespacial, Processos e Fabricação Mecânica, Embalagens, Eletrodomésticos e Meio Ambiente.

Tecnologia Social


Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária (CE)


Categorias especiais:

Grande Empresa

Brasilata Embalagens Metálicas (SP)

A Brasilata se consolidou como fabricante de embalagens de aço complexas que permitem uso contínuo, ou seja, podem ser abertas e fechadas várias vezes, conservando o produto por mais tempo. Preocupação permanente na empresa, a inovação não está apenas nos produtos, mas nas técnicas de gestão. Há mais de 20 anos, foi implantando na empresa o Projeto Simplificação, instrumento utilizado para facilitar a comunicação entre os diferentes níveis da hierarquia. Através do projeto, são enviadas idéias e sugestões para melhoria dos sistemas, processos e condições gerais de trabalho. Só no ano passado foram registradas mais de 100 mil idéias.

Inventor Inovador

Jaírton Dupont (RS)

A inovação premiada do professor Jaírton Dupont são sais fundidos líquidos a temperatura ambiente: podem ser aplicados como “fluidos” ambientalmente corretos em processos industriais de síntese, catálise e separação, principalmente na indústria petrolífera.

Jaírton Dupont é Professor Associado do Departamento de Química Orgânica da UFRGS desde 1992 e bolsista em produtividade e pesquisa do CNPq. Licenciado em Química pela PUCRS, Doutor em Química pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, França e pós-doutoramento no Dyson Perrins Laboratory, Universidade de Oxford, Inglaterra. Foi coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Química (1993-1996) e da Pós-Graduação (2001-2003) do IQ-UFRGS, membro do CA-Química do CNPq (2003-2004) e é representante de área no CTC da CAPES desde 2005.