Unidade da Embrapa em Sobral irá construir Museu da Cabra

11 de dezembro de 2008 - 17:47

Qui, 11 de Dezembro de 2008 11:25

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

Um local para divulgar informações sobre as atividades econômicas relacionadas à criação de caprinos e a pesquisa científica desenvolvida no Brasil para o seu aprimoramento. Essa é a meta da Embrapa Caprinos e Ovinos, centro de estudos que é referência nacional da área e fica localizado em Sobral, na região Norte do Estado, com a criação do Museu da Cabra. Atualmente, a unidade já recebe aproximadamente oito mil pessoas por ano para visitação. A expectativa é que o número chegue próximo de 10 mil com o novo museu.

De acordo com Maria Pinheiro, chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, um dos principais objetivos do Museu da Cabra será a divulgação da ciência. Por isso, será estimulada a interatividade no local, a exemplo do que acontece, por exemplo, na Seara da Ciência, museu mantido pela Universidade Federal do Ceará onde os visitantes podem mexer e brincar com as instalações. “Estamos recebendo a ajuda do professor Marcus Vale, da Seara, e pretendemos seguir o exemplo deles”, diz.

No futuro museu, que segundo os idealizadores deve entrar no roteiro turístico da região Norte do Ceará, os visitantes deverão encontrar desde painéis com a história da caprinocultura no Brasil a produtos derivados da atividade. Além, claro de animais em seu habitat natural. “Queremos aproveitar a natureza do entorno para inserir a caatinga nas informações sobre a criação dos caprinos”, acrescenta Maria Pinheiro.

O Museu da Cabra ficará dentro da Embrapa Caprinos e Ovinos, na estrada Sobral-Groaíras, e distante 8 km do Centro de Sobral. A chefe da unidade ressalta que, para facilitar o acesso, ele terá uma entrada independente. Ainda não foram definidos, no entanto, detalhes das instalações, área total ou orçamento necessário para a construção. “Ainda estamos na fase de buscas de parceiros, procurando o apoio de órgãos estaduais e municipais. Mas queremos inaugurar o museu em 2009”, afirma.

Outra iniciativa da unidade de Sobral para a divulgação das atividades relacionadas à criação dos animais é a Agência de Notícias de Caprinos e Ovinos (Anco). Adriana Brandão, editora da agência, informa que, a partir do Ceará, serão centralizadas e divulgadas informações sobre o que está sendo produzido em 14 unidades da Embrapa em todo o Brasil. “Foi formada uma rede de jornalistas que irá alimentar a agência. Como a de Sobral é referência no país, a edição será feita aqui”, exp