NUTEC comemora 30 anos

11 de dezembro de 2008 - 17:40

Qui, 11 de Dezembro de 2008 10:01

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) comemora 30 anos na sexta, 12 de dezembro. Atualmente vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), a instituição foi criada há três décadas para coordenar estudos e pesquisas científicas e tecnológicas, levando em conta as condições, peculiaridades e o nível de desenvolvimento do Estado.

Segundo a assessoria de imprensa do Nutec, o órgão tem, hoje, 17 laboratórios nas áreas de tratamento de superfície e corrosão, domissanitários (substâncias destinadas à higienização domiciliar de ambientes coletivos e no tratamento de água) e cosméticos, química ambiental, biocombustíveis, têxtil, segurança veicular, medidas elétricas, materiais e construção civil, rochas de revestimento e processos cerâmicos, análise e certificação de alimentos. Além disso, conta com uma incubadora de empresas de base tecnológica (Partec), uma certificadora de sistemas de gestão da qualidade (Nutec Cert) e o núcleo de apoio à exportação das empresas cearenses, Nutec Export.

O engenheiro Arquimedes Bastos, ex-presidente do Nutec, ressalta a importância de vários projetos no decorrer dos 30 anos da instituição. “Na década de 80, houve a interiorização do Nutec. Pudemos, durante as secas, por exemplo, trabalhar na construção de 500 cisternas que ainda hoje existem no interior do estado, e na elaboração de dessalinizadores móveis. Também foi lá que ocorreram os primeiros testes com o biodiesel, em um projeto do professor Expedito Parente. O Partec gerou a Tecbio, empresa conhecida nacional e internacionalmente que trabalha com tecnologias bioenergéticas”.

No entanto, ele acrescenta que, apesar do sucesso de vários projetos da instituição, são necessárias políticas governamentais de incentivo à contratação de pessoal e de reformulação salarial. “Nós que fazemos o Nutec desde a sua criação estamos prestes a nos aposentar. É necessário contratar novos profissionais, adquirir novos materiais para os projetos e pesquisas e fazer uma reformulação salarial. Infelizmente, isso é feito de forma muito burocrática. O Pratagil, atual presidente, está fazendo um bom trabalho, mas precisa de apoio”, afirma.

Às 17h de sexta, acontece, na Fiec, a solenidade de comemoração do aniversário do Nutec e, às 19h o coquetel de confraternização.