Funcap e DAAD discutem parcerias

11 de dezembro de 2008 - 17:46

Qui, 11 de Dezembro de 2008 10:34

Da Agência Funcap

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, recebeu, no dia 8 de dezembro, a diretora-executiva do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) no Brasil, Gabriele Althoff. O encontro teve como objetivo discutir a cooperação entre a comunidade científica do Ceará e a Alemanha, principalmente em relação à mobilidade de docentes, pesquisadores e estudantes.

O DAAD é uma associação sem fins lucrativos que congrega 231 instituições de ensino superior e as principais sociedades científicas da Alemanha. Ele subsidia aproximadamente 51 mil bolsistas por ano, metade deles estrangeiros, através de mais de 200 programas diferentes. A entidade atua em mais de 90 países e tem um orçamento anual de aproximadamente 260 milhões de euros. No Brasil, coordena mais de 30 programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros.

Atualmente, o DAAD mantém convênio com algumas fundações de apoio à pesquisa, como Fapesp e Fapemig – além da parceria com as agências nacionais CNPq e Capes. A Funcap e o DAAD acordaram intenções, inicialmente, para a implementação do instrumento de cooperação já estabelecido (mas que nunca foi utilizado) que prevê o suporte a missões técnico-científicas de curta duração.

Esse convênio permite a realização de viagens de professores brasileiros e alemães, por um período de um a três meses, para fomentar a pesquisa e estreitar vínculos, facilitar o acesso a bibliotecas e laboratórios especializados, executar pesquisas de campo, possibilitar publicações conjuntas e preparar a cooperação entre grupos de pesquisas do Ceará e da Alemanha.

Foram discutidas ainda, no encontro, outras possibilidades de cooperação, como programas de divulgação científica, doutoramentos plenos e duplos na Alemanha, pós-doutoramentos, intercâmbio de professores visitantes, realização de eventos conjuntos e a criação de novos programas de pós-graduação de interesse comum. Gabriele Althoff aproveitou para lembrar que no início do ano de 2009 será lançado um edital específico para doutoramento, em parceria com o CNPq e a Capes. Também está previsto um novo edital do Probral.

Feito em convênio com a Capes, o Probral tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica entre instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. O programa subsidia passagens aéreas internacionais e bolsas para brasileiros em missão de estudo na Alemanha e o custeio de atividades correntes para a equipe brasileira (até o valor máximo de R$ 10.000,00). Possui duração de até dois anos, admitindo renovação por um período de até mais um ano.