Coca-Cola Brasil lança prêmio de estímulo à pesquisa em vida saudável

11 de dezembro de 2008 - 17:41

Qui, 11 de Dezembro de 2008 10:04

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

A Coca-Cola do Brasil lançou, no dia 10 de novembro, o Prêmio Pemberton, que irá selecionar trabalhos científicos elaborados por profissionais das áreas de Ciências Médicas e Biomédicas, Nutrição e Educação Física. As pesquisas devem ter foco no papel que fatores como exercícios físicos, alimentação equilibrada e hidratação têm para uma vida saudável.

As três pesquisas finalistas receberão prêmios de acordo com a colocação obtida. O primeiro lugar receberá R$ 40 mil, sendo R$ 20 mil para o autor principal da pesquisa e R$ 20 mil para a entidade na qual ela foi desenvolvida. O segundo lugar receberá R$ 10 mil e o terceiro lugar, R$ 5 mil. De acordo com a assessoria de imprensa da Coca-Cola do Brasil, a iniciativa do prêmio é pioneira no mundo, considerando todas as filiais que compõem o grupo, e tem o apoio da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Poderão se inscrever no Prêmio Pemberton pesquisadores e profissionais da área de Saúde graduados e com registro nos respectivos Conselhos Regionais, vinculados a uma entidade acadêmica ou instituição de pesquisa, nas áreas das Ciências Médicas e Biomédicas, Nutrição e Educação Física. Só serão aceitas pesquisas realizadas no território brasileiro e cada autor principal poderá inscrever somente um trabalho. Não existe limitação para participação como co-autor.

Além do prêmio em dinheiro, o autor do trabalho classificado em primeiro lugar ganhará uma viagem aos Estados Unidos para conhecer o Beverage Institute for Health and Wellness. Mantida pela The Coca-Cola Company, a instituição tem, entre seus objetivos, estabelecer programas de pesquisa que formem a base para o desenvolvimento de novas bebidas para satisfazer as necessidades nutricionais dos consumidores, considerando aspectos como hidratação, gerenciamento de peso, fortificação e ingredientes funcionais.

A análise e a seleção dos trabalhos inscritos no Prêmio Pemberton serão realizadas por um conselho científico composto pelos seguintes profissionais: Márcio Mancini, presidente da Abeso, Ruy Lyra, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Mauro Fisberg, coordenador clínico e professor-adjunto do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo, José Mauro de Moraes, diretor do International Life Science Institute (ILSI Brasil) e diretor de Assuntos Normativos, Regulatórios e Científicos da Coca-Cola Brasil e Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

O nome do Prêmio Pemberton é uma homenagem ao médico e pesquisador John Stith Pemberton, criador da Coca-Cola. Segundo a assessoria de imprensa da empresa no Brasil, ele será realizado a cada dois anos. A inscrição para a primeira edição é gratuita e deverá ser feita até o dia 4 de maio de 2009. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.premiopemberton.com.br.

Calendário para 2009

4 de maio – Encerramento das inscrições. Data final para o envio dos resumos

1º de julho – Divulgação dos 10 resumos selecionados para envio do trabalho completo

15 de agosto – Encerramento de envio dos trabalhos científicos completos