Eventos científicos precisam de mais participação da sociedade, avalia diretor da Seara da Ciência

4 de dezembro de 2008 - 17:27

Qui, 04 de Dezembro de 2008 09:50

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente em todo o Brasil desde 2004, representa um progresso importante, mas o Brasil precisa avançar mais no que se refere a eventos relacionados à divulgação científica, principalmente em relação ao que acontece em países europeus.

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente em todo o Brasil desde 2004, representa um progresso importante, mas o Brasil precisa avançar mais no que se refere a eventos relacionados à divulgação científica, principalmente em relação ao que acontece em países europeus. Essa é a avaliação do diretor executivo do Museu Seara da Ciência (instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará), professor Marcus Vale.

A convite do British Council, ele foi a Manchester, na Inglaterra, para representar o Brasil em um colóquio sobre festivais de ciência, realizado entre os dias 27 e 31 de outubro último. Segundo Marcus Vale, com a experiência ele pretende trazer algumas idéias para discussão entre diretores de museus de ciência no Brasil. Uma delas é o fato de que, em alguns países, os festivais são realizados nas cidades e envolvem boa parte da população. “No evento de Manchester, as pessoas participam até de debates sobre temas polêmicos ligados à ciência ou a questões éticas. Os festivais já são uma tradição em cidades britânicas como Edimburgo e Oxford, além de Manchester”, diz.

De acordo com o professor, uma possibilidade a ser considerada é aproveitar a nova sede da Seara da Ciência, que deverá ficar pronta no ano que vem, no campus do Pici, para criar um festival em Fortaleza. Atualmente a Seara da Ciência fica no Benfica e tem uma área de 660 m². O novo museu terá cerca de 1.800 m² e uma estrutura mais adequada para eventos de grande porte.
Outro ponto a ser colocado para debate é o fato da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ser realizada em um período igual para todas as cidades do país. Na Europa, ressalta Marcus Vale, as cidades realizam seus festivais em épocas diferentes, o que abre até a possibilidade de exploração do turismo científico. “A Semana Nacional acontece em outubro. Será que esse mês é o ideal para Fortaleza, por exemplo? É um assunto a ser discutido”, afirma.

Marcus Vale, no entanto, faz uma avaliação positiva do quadro atual da divulgação científica no Brasil. Para ele, o governo Federal tem investido para incentivar eventos e a construção de museus. “Ainda temos muito a avançar, mas estamos vivendo um bom momento”, conclui.