Estudantes que se destacaram na Olimpíada Nacional de Química serão premiados na sexta.

28 de novembro de 2008 - 17:21

Sex, 28 de Novembro de 2008 21:00

Acontece, nesta sexta, 28, às 19h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, a solenidade nacional de premiação dos alunos que se destacaram nas Olimpíadas Nacionais de Química.

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares (especial para a AF)
Com informações da OBQ

O Programa Nacional Olimpíada de Química, coordenado no Ceará pelo professor Sérgio Melo, da Funcap, envolve várias olimpíadas estaduais (todos os estados) e algumas regionais.

Este ano, mais de 164 mil estudantes participaram das olimpíadas. Foi a primeira vez em que estudantes da 8ª e 9ª série do Ensino Fundamental puderam competir. Segundo o professor Sérgio Melo, os alunos cearenses se destacaram tanto no número de inscrições quanto nas premiações.

Treze estudantes do Ceará participarão da Fase IV da Olimpíada Brasileira de Química, que acontece em janeiro de 2009 e compreende a avaliação de conhecimentos de laboratório. Foram selecionados 38 alunos de vários estados brasileiros.

Ainda de acordo com o professor Sérgio Melo, não é possível avaliar se houve melhora no nível dos alunos porque os exames diferem em conteúdo e nível de um ano para o outro, mas o número de estudantes que alcançam a média mínima de aprovação tem crescido.

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento competitivo para estudantes do ensino médio e fundamental. O primeiro evento aconteceu em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da USP, com o apoio da FAPESP, da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

Suspensa durante sete anos, a olimpíada ressurgiu em 1996, através da iniciativa da Universidade Federal do Ceará, UFC, da Universidade Estadual do Ceará, UECE, e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Funcap. Atualmente, o evento é apoiado pelo CNPq.

Os primeiros colocados no evento têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química e os quinze estudantes de maior destaque são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes. Nesse curso é escolhida a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

Mais informações no site: http://www.obq.ufc.br/obqIndex.htm