Alunos do Departamento de Matemática da UFC são premiados em simpósio no Impa

Sex, 28 de Novembro de 2008 21:00

Fonte: Agência Funcap

Por Sílvio Mauro

Os estudantes Rafael Montezuma Cabral e Marcos César de Vasconcelos Lima, alunos do curso de Matemática da UFC, conquistaram, junto com outros colegas de instituições brasileiras e americanas, as medalhas de ouro e prata no IV Simpósio Nacional/Jornadas de Iniciação Científica, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O evento, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 14 de novembro, contou com a apresentação de pesquisas na área de Matemática de universitários de todo o País.

Os trabalhos realizados pelos cearenses fizeram parte do projeto “Internacional Research Experiences for Students in Mathematics (IRES)”, financiado pelo CNPq e pela National Science Foundation e que tem como um dos objetivos promover o intercâmbio entre estudantes brasileiros e americanos. Segundo o professor Abdênego Barros, representante do Brasil na coordenação do projeto, foi a primeira vez que o Ires, que em suas edições anteriores contava apenas com a participação de universitários das regiões Sul e Sudeste do Brasil, teve cearenses entre os alunos. Além disso, o projeto sempre era realizado em universidades daquelas regiões, mas nessa edição teve a UFC como sede.

O Ires trouxe para o Ceará, em julho último, nove estudantes americanos e sete vindos de outros estados brasileiros. Aqui, eles foram orientados por professores da pós-graduação em Matemática e pela professora Maria Helena Noronha, radicada nos Estados Unidos, e representante daquele país no projeto.

O trabalho ganhador da medalha de ouro na premiação do Impa, do cearense Rafael Cabral, foi realizado em parceria com Álvaro Ramos, da UFRGS, e teve como título “Conjectura de Calabi para hipersuperfícies mínimas com curvatura de Ricci com decaimento quadrático forte”. A orientação foi do professor Gregório Pacelli Bessa, do Departamento de Matemática da UFC.

Já a pesquisa do também cearense Marcos Lima, ganhador da medalha de prata, intitulada “Superfícies no espaço Anti de Sitter”, combinou as três maiores áreas da Matemática – Álgebra, Análise e Geometria – na investigação de buracos negros. O orientador foi o professor Herbert Lira, do mesmo departamento.

O professor Gregório Pacelli Bessa, orientador da equipe que ficou na primeira colocação da jornada do Impa, afirma que o prêmio é um estímulo para a UFC, já que o trabalho de uma equipe integrada por um cearense foi classificado como o melhor em uma seleção que, de acordo com ele, envolveu cerca de 150 alunos de mais de 50 universidades federais. “Nossa meta, agora, é divulgar mais a produção do Departamento de Matemática. Estamos produzindo não só artigos de qualidade, mas gente, também”, diz.

Para Abdênego Barros, a escolha do Ceará para ser a primeira sede do Ires fora do eixo Sul-Sudeste e as medalhas conquistadas no Impa mostram a qualidade do Departamento de Matemática da UFC. “Somos fortes da área de Geometria. Principalmente na Geometria Diferencial, que é uma das melhores do Brasil”, garante.