Diretor de museu cearense representa o Brasil em evento mundial

6 de novembro de 2008 - 17:15

Qui, 06 de Novembro de 2008 16:46

O diretor executivo do Museu da Seara da Ciência (instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará), professor Marcus Vale, foi escolhido para ser o representante do Brasil em um evento internacional sobre museus de ciência. A convite do British Council, ele foi a Manchester, na Inglaterra, para participar de um colóquio realizado entre os dias 27 e 31 de outubro.

O evento, promovido pelo British Council em associação com o Manchester’s Museum of Science & Industry (Museu de Ciência e Indústria de Manchester) e o Manchester Science Festival (Festival de Ciência de Manchester), reúne diretores de festivais de ciência em todo o mundo. A meta do colóquio, segundo os organizadores, é compartilhar experiências entre o Reino Unido e os demais países sobre festivais de ciência, demonstrar idéias criativas e proporcionar oportunidades de parcerias.

Para o professor Marcus Vale, que palestra sobre a Seara da Ciência, o evento acontece em um momento especialmente produtivo para as iniciativas de divulgação científica no Brasil. “O governo Lula está liberando muitos recursos para essa área. Está havendo um ‘boom’ de criação de museus pelo País”, afirma.

Atualmente, segundo ele, os três principais centros nacionais de exposição de ciência são o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC do Rio Grande do Sul, o Espaço Ciência, em Pernambuco, e a Estação Ciência, mantida pela Universidade de São Paulo. A Seara da Ciência, hoje, pode ser considerada um espaço de médio porte, mas Marcus Vale ressalta que isso deve mudar em breve.

Atualmente localizado no campus do Benfica, em Fortaleza, o museu terá uma nova sede no campus do Pici. Com isso, a área construída passará dos atuais 660 m² para cerca de 1.800m². E o terreno total chegará a quase três mil m². A expectativa, de acordo com o professor, é que o novo museu comece a funcionar a partir de 2009.