Cearenses garantem vagas para finais da Maratona de Programação

28 de outubro de 2008 - 17:07

Ter, 28 de Outubro de 2008 16:48

Três equipes cearenses garantiram vagas entre as melhores do Brasil na Maratona de Programação.

Três equipes cearenses garantiram vagas entre as melhores do Brasil na Maratona de Programação realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação. Na disputa regional entre Universidades, os alunos do curso de Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) ganharam o primeiro e o terceiro lugar, enquanto que o segundo lugar ficou com a equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Foram 360 equipes de 129 instituições que competiram em 40 diferentes sedes por todo o país. Classificaram-se 51 equipes para a final, numa concorrência de mais de 7 times para cada vaga. As equipes vencedoras do torneio nacional participarão das finais mundiais em Estocolmo, na Suécia.

“Esse ano será o quarto ano em que uma equipe da Uece participa da seletiva nacional da maratona. Isso demonstra a capacidade dos nossos alunos, pois essa mesma turma que ficou em primeiro lugar na regional Ceará 2008, em 2007 conseguiu terminar a competição em oitavo lugar na classificação nacional. A equipe fez jus a uma medalha na premiação”, explica Marcial Fernandez, coordenador do curso de computação da Universidade Estadual.

Para Wladimir Araújo Tavares, aluno do mestrado da UFC e treinador da equipe na maratona, a competição tem estimulado alguns alunos a superarem suas dificuldades e é uma oportunidade para superar as limitações. “A preparação para maratona tem se intensificado nos últimos dois anos. Ela já rendeu frutos com a participação dos universitários em duas finais brasileiras consecutivas e o aperfeiçoamento os alunos que se integram o Grupo de Estudo para a Maratona de Programação (GEM-UFC) na implementação de vários algoritmos com certa desenvoltura”, afirma Tavares.

Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Desde o ano de 2006 o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Em 2008 ocorre a 13a. edição da Maratona. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na rea de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).

A Maratona prevê a participação de várias universidades do Brasil, que desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona Nacional de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2007, mais de 6700 times de mais 1821 escolas de 83 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 100 participaram das Finais Mundiais do evento, em Banff, Canadá. Quatro times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Etice