Centec vai elaborar estudo de impacto ambiental do Pecém

17 de outubro de 2008 - 17:03

Sex, 17 de Outubro de 2008 09:29

A Secretaria da Infra-Estrutura (Seinfra) contratou o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) para a área industrial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Conforme o contrato, os trabalhos deverão ser concluídos num prazo de quatro meses a partir da assinatura da ordem de serviço, cuja data ainda deverá ser definida. A execução dos estudos está orçada em R$ 1,6 milhão a serem pagos com recursos do Tesouro Estadual.

A contratação do estudo se refere apenas à parte industrial do Complexo, uma vez que a área portuária já possui as licenças ambientais exigidas para a sua operação. O Cipp já detém uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em novembro de 2006. O secretário Adail Fontenele destacou que a contratação do Centec faz parte de uma exigência técnica para a instalação da Refinaria da Petrobras e da Siderúrgica no Cipp.

Criado em 1999, o Instituto Centec é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos que foi qualificado pelo Governo do Estado do Ceará como Organização Social (OS). Com a missão de promover a educação e as atividades tecnológicas necessárias ao desenvolvimento dos municípios, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, em áreas estratégicas para a inclusão social e a inovação no Estado do Ceará, o Centec funciona como centro de referência da educação profissional.

Assessoria de Imprensa da Seinfra