Estado, economia, globalização e mercados são debatidos no Seminário Internacional Ítalo-brasileiro

9 de abril de 2007 - 16:58

Seg, 09 de Abril de 2007 09:14

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

Com o objetivo de promover debates e discussões sobre temas relacionados ao Estado, à economia, à globalização e aos mercados, a Fundação Edson Queiroz, com o apoio da Funcap, realizou pela primeira vez o Seminário Internacional Ítalo-Brasileiro, que aconteceu entre os dias 7 e 9 desse mês, no campus da Universidade de Fortaleza.

As palestras, os debates e os trabalhos científicos apresentados durante o evento, gratuito, analisaram a influência da economia e da tecnologia da informação em tempos de globalização de direitos, de capital, de mercados e das empresas. O intuito era encontrar maneiras de conciliar o lucro das empresas com a responsabilidade social.

Segundo a professora Gina Pompeu, coordenadora do evento, a idéia surgiu da necessidade de provocar em professores a alunos a vontade de serem atores sociais do desenvolvimento econômico e social nas esferas local e global. De acordo com ela, as expectativas para o evento foram superadas já no número de inscritos: eram esperadas 320 inscrições, mas foram feitas 450.

Para a professora, o grande interesse pelo encontro se deve à oportunidade de assistir a palestras de renomados pesquisadores convidados a participarem do seminário, como o professor Jairo Saddi, atual diretor da Ibmec Educacional, uma instituição de educação executiva, do secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Dr. Mauro Benevides Filho, do professor Walber Moura Agra, pós-doutor em Direito Constitucional, e do professor Fabrizzio Marella, diretor de um programa de mestrado do Centro Inter-Universitário Europeu para os Direitos Humanos e a Democratização, EIUC.