Sebrae-CE realiza eventos para promover inovação entre micros e pequenas empresas

9 de abril de 2002 - 16:56

Ter, 09 de Abril de 2002 09:43

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

Implantar a inovação não é um expediente restrito a grandes empresas nem envolve, necessariamente, montantes significativos de recursos. Para divulgar essa idéia entre micros e pequenas empresas, o Sebrae Ceará está realizando o workshop “Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?”. A primeira edição foi no dia 29 de março, em Juazeiro do Norte. E segunda foi em Fortaleza, no dia 1º de abril (com transmissão simultânea, através de videoconferência para Aracati, Limoeiro do Norte e Quixeramobim). Está agendada uma última para o próximo dia 20, em Sobral.

De acordo com Herbert Melo, gerente de inovação e acesso a tecnologia do Sebrae Ceará, o evento está sendo realizado pela primeira vez e tem como principal objetivo desmistificar o conceito de inovação entre os micros e pequenos empreendimentos. Para isso, foram selecionados casos bem sucedidos para mostrar que o procedimento não é complicado, dispendioso ou exige significativas transformações das empresas. “Alguns empresários pensam que a inovação é um processo radical. Mas essa inovação radical é só uma das opções. É possível inovar em produtos ou técnicas”, explica.

Para o workshop de Fortaleza, foram mostrados os casos da Ceará Design, microempresa de Quixeramobim que exporta jóias lapidadas com pedras e materiais do Sertão Central para diversos países, e da AED Tecnologia, que tem como produto inovador o mototaxímetro, que guarda as informações do roteiro em um cartão SD (o mesmo que é usado em maquinas fotográficas).

Ambas as empresas apresentadas como exemplos foram incubadas em instituições de ensino. Herbert Melo ressalta que as universidades e os centros de formação técnica são os principais parceiros do Sebrae no esforço de levar a inovação para os pequenos empreendimentos. A AED Tecnologia foi criada em 2006 dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). Para Heyde leão, diretor executivo, a incubação permite que a empresa se estabeleça no mercado com produtos diferenciados sem ter de arcar, no primeiro momento, com a alta carga tributária que pesa sobre os empreendimentos no Brasil.

Ele assegura que a proximidade da AED com um centro de formação como o Ifet permitiu que o primeiro produto desenvolvido já ofereça mais que os motaxímetros já disponíveis no mercado. “Não queremos apenas um contador. O nosso registra as informações sobre as corridas durante um ano inteiro”, afirma. Com esses dados, acrescenta Heyde, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), uma das parceiras da AED no novo mototaxímetro, pode, por exemplo, desenvolver melhor as políticas de transporte para Fortaleza.

A inovação nas empresas é um conceito relativamente recente no Brasil. Existe, no país, a Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), que começou e ser articulada no início da década de 1980. Mas somente no segundo semestre do ano passado foi criado o Selo Anpei de Empresa Inovadora, concedido a empreendimentos que investem na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Segundo o site da instituição (www.anpei.org.br), pouco mais de 30, apenas, já receberam o título.