Programa de Pós-doutorado para Jovens Doutores (PDJ)

 

 

O programa se destina a apoiar, por meio da concessão de bolsas e auxílio, projetos de pesquisa conduzidos por jovens doutores (em todas as áreas do conhecimento) que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do Brasil. Ele busca criar condições favoráveis para que estes jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Ceará e contribuir para a absorção desses pesquisadores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) nas áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e em temas estratégicos para o Ceará.

 

São concedidas bolsas do CNPq pelo período de 24 meses e recursos, através da Funcap, para auxílio à pesquisa. Estes recursos podem ser usados para itens de custeio (material de consumo, serviços de terceiros,
despesas acessórias de importação, passagens e diárias) e capital (equipamentos e material permanente e material bibliográfico).

 

Podem apresentar propostas pesquisadores doutores que estejam cadastrados como docentes em um programa de pós-graduação stricto sensu sediado no Ceará, não estejam afastado de suas atividades e tenham vínculo empregatício permanente com a instituição de execução do projeto.