Cientista Chefe de Educação

 

 

Pesquisador responsável – Jorge Lira

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará e bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1C na área de Matemática.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1873757687453531

 

Órgão beneficiado: Secretaria da Educação do Ceará (Seduc)

 

 

 

Educação Básica: Minerando Dados e Talentos (Metaprojeto)

 

Apesar dos notáveis avanços no Ensino Fundamental, merecidamente reconhecidos pela sociedade, os indicadores de formação no Ensino Médio, no Ceará, são ainda alarmantes. Torna-se imperativa, portanto, uma análise sistêmica dos dados coletados de gestão e acompanhamento escolar para identificar nós críticos na rede de escolas públicas, correlacionando situações de risco a variáveis ambientais, socioeconômicas e estritamente educacionais. O projeto propõe o diagnóstico das situações de risco e a definição de protocolos de ações intensivas dirigidas à qualificação dos docentes, à atualização e uniformização curriculares e à integração das práticas de ensino de Matemática, ciência e tecnologia voltadas a uma abordagem contextualizada e atrativa do conhecimento matemático.

 

Objetivos

– Estruturar e analisar dados sobre gestão e acompanhamento escolar coletados pelos sistemas institucionais da Seduc;

 

– Elaborar ferramentas analíticas de identificação de padrões e tendências nos indica dores de desempenho dos estudantes;

 

– Localizar pontos e instantes críticos do sistema, identificando as etapas da formação especialmente problemáticas;

 

– Propor protocolos de ação intensiva para a renovação da qualificação docentes e das estratégias de ensino.

 

Qualificação do ensino de Matemática (Subprojeto 1)

As ações sugeridas podem ser abrigadas dentro de um programa continuado de qualificação universal de professores em educação básica que atuem no ensino de Matemática e, mais geralmente, em STEM+C, no âmbito da rede pública estadual. Definem-se aspectos logísticos e pedagógicos de modo que o plano possa ser executado em diversos níveis, iniciando com cursos de aperfeiçoamento facilmente expansíveis a pós-graduações lato ou stricto sensu em rede estadual. Em complemento aos cursos presenciais, estão previstas atividades à distância apoiadas por materiais e mídias on-line e tuteladas por professores de instituições de ensino superior, técnico e tecnológico do estado.

 

Objetivos

– Flexibilizar e ampliar iniciativas como o PROFMAT ou o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) às especificidades regionais do Ceará, no que comportam de oportunidades e desafios;

 

– Elaboração e implementação de módulos de aperfeiçoamento docente com duração máxima de dois meses, como parte da programação das Escolas de Verão;

 

– Formação a nível de pós-graduação Lato e Stricto Sensu para professores das redes públicas de ensino;

 

– Elaboração de recursos impressos ou on-line destinados a utilização direta pelos estudantes das redes públicas e promoção de iniciativas adicionais para o fortalecimento do ensino da disciplina.

 

Projeto Luz do Saber (Subprojeto 2)

O projeto integra o Programa Virando o Jogo – Juventude e Superação (Secitece/Funcap/Fecop), em sua primeira dimensão, alinhando-se, especialmente, aos eixos de a) formação cidadã, b) qualificação profissional, c) ação comunitária e e) empreendedorismo social e gestão de projetos, com impactos e resultados indiretos sobre os demais eixos estruturais do Programa. A ênfase recai sobre a reestruturação e ampliação da Plataforma Luz do Saber, surgida em 2010 com o objetivo principal de auxiliar na alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos, a partir de estratégias pedagógicas que favorecessem o desenvolvimento da leitura e da escrita, assim como a inserção na cultura digital.

 

Objetivo

– Desenvolver plataformas, materiais e ações de formação para promover a aprendizagem entre os jovens assistidos pelo Programa.

 

Análise de dados sobre formação científica e tecnológica nos ensinos médio e superior (Subprojeto 3)

Neste projeto de pesquisa, para entender mais sobre os alunos, seu desempenho acadêmico, estilos de aprendizado e várias questões diretamente ligadas a estes, têm-se o interesse de desenvolver um instrumento de coleta de dados que permitirá realizar avaliações sistemáticas associadas ao ensino-aprendizado nos cursos do Centro de Tecnologia, além de analisar os dados oriundos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo é encontrar padrões de comportamentos baseados nos conceitos da educometria, possibilitando à tomada de decisão dos gestores de ensino e a compreensão dos fenômenos de evasão e retenção nos cursos ofertados pela UFC.

 

Objetivos

– Desenvolver metodologia de organização dos dados educacionais governamentais associados aos cursos de engenharia da UFC;

 

– Verificar as relações dos indicadores de qualidade educacional estabelecidos pela UFC, pelo Sinaes e pela avaliação realizada neste projeto;

 

– Estabelecer um sistema padronizado de análise de dados;

 

– Desenvolver uma plataforma em nuvem para dar suporte a coleta e análise de dados;

 

– Selecionar via critérios científicos, as variáveis de maior importância para determinação da qualidade do ensino nos cursos do CT;

 

– Avaliar as diferenças entre os cursos relacionados ao ciclo básico e àqueles relacionados ao ciclo não básico dos cursos de engenharia do CT;

 

-Testar algoritmos de mineração de dados para agrupar, predizer ou classificar as variáveis e sujeitos observados;

 

Estímulo à divulgação científica (Subprojeto 4)

O fato inegável de contarmos com uma geração de jovens com escassa formação científica tem graves implicações para o desenvolvimento do país. Questões cruciais no mundo atual requerem formular julgamentos e tomar decisões que envolvem conceitos científicos, nesse sentido o subprojeto propõe ações de divulgação científica articuladas entre a Universidade Federal do Ceará (especialmente o Departamento de Matemática), a Seara da Ciência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

 

Objetivos

– Utilizar mídias e canais digitais na internet e servidores de cursos online (Coursera, MOOC, entre outros) para ampliar a escala da divulgação científica, quer pela produção de novos materiais, quer pela versão ou edição de materiais já disponíveis;

 

– Treinar e acompanhar professores e alunos para a utilização de portais, tutoriais e aplicativos de formação e divulgação científicas;

 

– Promover exposições permanentes e temporárias sobre Matemática, Ciências Básicas e aplicações para visitas guiadas a espaços não-formais de ensino na Seara da Ciência da UFC, bem como exposições itinerantes, conferências e feiras em escolas públicas;

 

– Promover jornadas e semanas científicas, palestras de divulgação, jogos, oficinas, teatro científico e atividades lúdicas e de divulgação científica e tecnológica.

 

Programa de Educação Docente – PED Brasil: Aplicação na Cidade de Sobral

O Programa de Formação Docente (PED Brasil), com a oferta dos Cursos de Especialização em Docência e Ensino de Ciências e Docência e Ensino em Matemática, tem como objetivo geral fortalecer habilidades e competências que compõem a base de conhecimento para a docência por meio de atividades que vinculam as teorias da aprendizagem, planejamento de currículo, avaliação e gestão de sala de aula com as práticas que são desenvolvidas nas escolas de Educação Básica da região de Sobral.

 

Objetivos

– A partir da qualificação dos professores, proporcionar a elevação do desempenho dos alunos na competição Olimpíada Canguru, OBMEP, OBA;

 

– Mudança qualitativas e quantitativa nos índices de ensino do município;

 

– Ressignificação dos processos de planejamento e avaliação nas disciplinas de Ciências e Matemática;

 

– Modelagem do perfil de ensino atual para as propostas internacionais, já consolidadas do PED.