Cientista Chefe do Tribunal de Contas

 

 

Pesquisador responsável – Paulo Rogério Faustino Matos

Doutor em Economia pela Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV, RJ) e engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor associado III nos programas de graduação do Departamento de Administração da UFC e de pós graduação em Economia da UFC (CAEN/UFC), bolsista de produtividade em pesquisa 2 (CNPq) e Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Suas áreas de pesquisa são: Finanças Públicas, Apreçamento de Ativos e Sistema Financeiro e Desenvolvimento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0288522400109962

 

Órgão beneficiado: Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE)

 

 

Monitor Fiscal (Metaprojeto)

 

O projeto busca aprimorar os mecanismos e a capacidade de análise e projeção de dados das contas públicas estaduais e municipais já existentes no TCE mediante o desenvolvimento de novas ferramentas de sistematização e disponibilização de dados. A partir de técnicas de análise e integração de dados, em bases públicas e/ou custodiadas, serão usados modelos computacionais descritivos/preditivos para tentar antecipar possíveis deteriorações nas contas. Essas informações irão permitir, ao Tribunal, a emissão de alertas com maior frequência e mais antecedência.

 

Objetivos

– Estimular as unidades técnicas a conhecer mais profundamente seu universo de controle;

 

– Estimular a participação dos servidores;

 

– Ser de fácil compreensão e aplicação por todas as unidades;

– Permitir responder à pergunta: pode o TCE/CE antecipar deterioração nas contas públicas?;

 

– Proporcionar uma atuação metodologicamente mais uniforme dos tribunais em todo o território nacional (observadas as particularidades de suas unidades técnicas);

 

– Observar normas nacionais e internacionais relacionadas ao objeto do trabalho;

 

– Fortalecer a cultura de análise de dados fiscais;

 

– Ser visto como processo de trabalho que agrega valor à atuação do TCE.