Cientista Chefe – descrição dos programas

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AGRICULTURA

 

Produtividade da água e inovação tecnológica no setor agropecuário do Estado do Ceará (Metaprojeto)

O projeto propõe a aproximação entre o conhecimento científico e as ações governamentais no setor agropecuário para obter melhorias no uso eficiente da água e no nível tecnológico dos sistemas de produção e o desenvolvimento sustentável no campo.

 

Objetivos

– Realizar uma análise dos projetos da pesquisa em andamento na SEDET

– Discutir e elaborar uma proposta de acompanhamento de novos projetos

– Executar ações em parceria com outros grupos de pesquisa com foco no aumento da oferta e na racionalização dos recursos hídricos (irrigação suplementar, irrigação deficitária, reuso de água e agricultura biossalina)

– Avaliar e enviar parecer sobre novos projetos de pesquisa submetidos à SEDET;

– Definir estratégias de irrigação suplementar para ampliar e produção agrícola e reduzir as perdas associadas aos riscos climáticos no semiárido do Ceará

– Difundir na sociedade a importância do setor agropecuário para o desenvolvimento do Estado e a necessidade do uso eficiente da água nas atividades agrícolas

– Produzir artigos técnicos e científicos relacionados aos temas pesquisados

 

 

 

AQUICULTURA E PESCA ARTESANAL

  

Desenvolvimento da Aquicultura do Estado do Ceará (Metaprojeto)

O projeto tem como principal meta ajudar na elaboração de políticas públicas que promovam a retomada do desenvolvimento da aquicultura cearense para que esta atividade possa se desenvolver em novas bases. Entre as melhorias possíveis podem ser citadas a modernização das técnicas de cultivo, a inserção de inovações tecnológicas e a adoção de novas matrizes produtivas sustentáveis em termos sociais, econômicos e ambientais.

 

Objetivos

– Elaborar estudos e projetos para o desenvolvimento da piscicultura do Ceará com base na identificação, no desenvolvimento e na geração de inovações tecnológicas voltadas para a aquicultura;

– Elaborar estudos e projetos para o desenvolvimento da aquicultura marinha do Ceará com base na identificação, no desenvolvimento e na geração de inovações tecnológicas voltadas para a aquicultura;

– Elaborar estudos e projetos que visem o desenvolvimento da aquicultura de recursos limitados do Ceará com base na identificação, no desenvolvimento e na geração de inovações tecnológicas voltadas para a aquicultura.

 

Inovações tecnológicas para a modernização da pesca artesanal no Estado do Ceará (Subprojeto1)

O subprojeto visa corrigir ou minimizar a inacessibilidade de comunidades pesqueiras às inovações tecnológicas e contribuir com a identificação de inovações sociais voltadas para os trabalhadores destas comunidades. A expectativa é proporcionar a modernização da pesca artesanal e a melhoria da qualidade de vida dos pescadores artesanais do Estado.

 

Objetivos

– Realizar levantamento bibliográfico que proporcione a identificação de novas tecnologias para a modernização da pesca artesanal;

 

– Realizar levantamento bibliográfico para identificação de inovações tecnológicas (produto, processo organizacional ou marketing) e sociais (políticas públicas e de direito do cidadão) que permitam a melhoria da qualidade de vida dos pescadores artesanais;

 

– Realizar oficinas regionais que proporcionem a difusão das inovações tecnológicas e sociais identificadas.

 

Cultivo da microalga hematococus puvialis: uma inovação para produtores rurais do Ceará (Subprojeto 2)

O projeto tem por finalidade o desenvolvimento de um protocolo para implementação de cultivo da microalga Haematococcus pluvialis no Ceará. Esta é uma atividade consolidada em vários países e está a cargo de grandes empresas que visam principalmente às indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. No Brasil, o cultivo está em desenvolvimento há poucos anos, com pequeno número de empreendimentos em operação ou implantação. A expectativa é de que o projeto permita inserir no mercado um processo e um produto de alto valor agregado e que se adaptem muito bem às condições do semiárido nordestino, gerando negócios, emprego e renda para produtores rurais das regiões mais carentes do Estado.

 

Objetivos

– Realizar levantamento bibliográfico sobre produção de microalgas, com ênfase para o Haematococcus pluvialis e a síntese de astaxantina, enfatizando sua viabilidade técnica e econômica.

 

– Realizar o cultivo interno em biorreator (com reaproveitamento de água) e um protocolo de produção para este cultivo

 

– Realizar o cultivo em tanques raceway (com reaproveitamento de água) e desenvolver um protocolo de produção para este cultivo;

 

– Verificar o nível de produtividade e o grau de pureza da astaxantina a ser obtida nos cultivos.

 

  

 

CIÊNCIA DE DADOS

 

 

Cientista Chefe de Dados (Metaprojeto)

O Governo do Estado do Ceará acumula bilhões de registros de dados de diferentes naturezas. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ), especificamente, possui registros das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), dos Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e), da Escrita Fiscal Digital (EFD) entre diversos outros. Esse enorme volume de informação, associado à sua variedade, e à rapidez com que esses dados são gerados, os classificam como Big Data. O processamento desses dados para o direcionamento de políticas públicas requere formas inovadoras de análise, e o seu grande valor encontra-se exatamente nas possibilidades de desenvolvimento de medidas preventivas, corretivas em “tempo real”, bem como no fornecimento de informações precisas importantes para o planejamento de políticas públicas.

 

Objetivos

– Propor modelos de governança, compartilhamento, proteção e divulgação dos dados provenientes de diferentes setores governamentais que sejam legalmente amparados e compatíveis com a importância estratégica que representam para a sociedade e que levem ao protagonismo do Governo do Estado do Ceará na era big data

 

– Empregar metodologias para a análise dos dados disponibilizados, com o intuito de fornecer urna visão sistêmica e aprofundada das condições socioeconômicas do Estado do Ceará, enfatizando-se a produção de indicadores quantitativos para a educação, segurança e saúde pública

 

– Utilizar técnicas avançadas e desenvolver novas ferramentas de análise que sejam capazes de caracterizar, através do cruzamento entre estes dados de naturezas distintas, as correlações intrínsecas existentes entre eles no tempo e no espaço, visando a detecção preditiva de comportamentos emergentes e/ou sincronizados, relações de causalidade e a determinação de medidas de resiliência interdependentes, com foco na proposição de políticas públicas.

 

Combate e prevenção de riscos e fraudes no setor público (Subprojeto)

O projeto busca por meio do intercâmbio de conhecimentos e informações entre a AIE/CE e dos pesquisadores, aprimorar os mecanismos de combate e prevenção de riscos e fraudes já existentes no TCE/CE, mediante o desenvolvimento de novas ferramentas e sua sistematização, mediante a aplicação de técnicas estatísticas descritivas, preditivas e de análise de redes sociais, bem como utilização de machine learning e inteligência artificial (IA).

 

Objetivos

– Realizar diagnóstico geral acerca dos trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver, levando-se em conta as bases de dados disponíveis e a infraestrutura disponível.

 

– Realizar benchmarking de boas práticas e técnicas de combate e prevenção de riscos e corrupção em âmbito nacional e internacional nas áreas de despesa e receita pública, procedimentos licitatórios, transferências voluntárias, pessoal, previdência, entre outras.

 

– Identificar, no universo da despesa pública, possibilidades de aplicação de boas práticas e técnicas de combate e prevenção de riscos a serem utilizadas como auxílio ao controle externo, considerando a realidade e capacidade de execução do TCE/CE

 

– Disponibilizar, mediante uma sistemática única e integrada de informações, os resultados aos atores interessados (AIE, Unidades Técnicas de Controle Externo, Sociedade etc.).

 

 

 

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

Programa de avaliação do fomento científico e à inovação pela FUNCAP – Fase II

A FUNCAP tem como um de seus objetivos principais estimular e apoiar a Ciência e a Inovação no Estado do Ceará, cuidando do financiamento de recursos que sejam relevantes inputs no processo de geração de valor para a sociedade cearense. Esses inputs, dados os níveis de incerteza do processo de produção científica e inovativo decorrentes da complexidade envolvida em casos de sucesso, devem ser avaliados em relação a seus resultados, de forma mais específica e contínua, em cada um dos projetos apoiados, garantindo maior probabilidade de gerar valor social, econômico e ambiental.

 

Objetivos

– Estruturar na FUNCAP um Núcleo de Estudos Estratégicos

 

– Implementar rotinas de processos alinhados ás melhores práticas, para garantir a geração sistemática de avaliação

 

– Automatizar os processos propostos por meio de tecnologias da informação e comunicação integradas e aderentes às necessidades internas

 

– Estabelecer novas metodologias que propiciem análises não somente descritivas, mas também inferenciais e orientadas para a tomada de decisão estratégica

 

– Contribuir com o fortalecimento dos programas das áreas Científica e de Inovação, modelando metodologias que garantam eficiência na operacionalização e estabelecendo parcerias para aumentar as fontes de recursos e potencializar o impacto

 

– Estruturar novos projetos e mecanismos de integração das áreas Científica e de Inovação da FUNCAP com demandas estratégicas e com os vetores de desenvolvimento econômico e sustentável do Estado do Ceará

 

– Criar mecanismos de disseminação sistemática dos resultados produzidos para as partes interessadas, incluindo a produção de artigos científicos

 

– Fazer uma análise quantitativa e qualitativa do sistema de C&T&I do Estado do Ceará, contextualizando o papel da FUNCAP na evolução desse sistema

 

Projeto de avaliação da interiorização no Estado do Ceará, da Ciência e da Inovação Tecnológica Resultante dos programas de fomento da FUNCAP

No escopo do Programa Cientista Chefe foi designado um pesquisador para avaliar a execução e os resultados obtidos em cada área, criando-se o setor de Avaliação das Ações de Ciência e Inovação. O presente projeto vincula-se a esse projeto macro de avaliação e tem como objeto de análise a interiorização, no Ceará, da ciência e da inovação tecnológica resultante das ações e programas de fomento da FUNCAP. Essa avaliação reveste-se de importância ainda maior pela expansão do sistema ensino superior do estado do Ceará para os municípios do interior cearense.

 

Objetivos

– Identificar projetos dentro de programas e ações da FUNCAP desenvolvidos nos municípios do interior do estado do Ceará ou a eles direcionados, incluindo montante de recursos destinados a cada iniciativa

 

– Classificar tais projetos por área(s) do conhecimento e modalidade(s) de atuação (exemplos: levantamento censitário, pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovação técnica/tecnológica, assistência, apoio ao ensino fundamental e ensino médio, apoio ao ensino de graduação, apoio ao ensino de pós-graduação, apoio à gestão local, formação de recursos humanos, educação popular, outros)

 

– Identificar e registrar vinculação do projeto ao desenvolvimento de ações e alcance de metas estabelecidos no plano do Governo do Estado, no plano de governo do município, nos objetivos do PNUD

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– Identificar e registrar instituições/organizações parceiras, nacionais/internacionais; identificar e registrar cofinanciamento ou contrapartida

 

– Registrar metodologia/instrumentos para coleta de informações, acompanhamento, avaliação

 

– Registrar produtos desenvolvidos – divulgação em mídias, artigos científicos, monografias, teses, produção literária ou artística, licenciamentos, patentes

 

– Estimar/registrar número de pessoas beneficiadas direta ou indiretamente

 

– Analisar possíveis associações entre os programas e ações da FUNCAP desenvolvidos nos municípios do interior do estado do Ceará ou a eles direcionados e a expansão do sistema de ensino superior do Ceará para o interior do Estado.

 

 

CULTURA

 

Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará (Metaprojeto)

 

O projeto se fundamenta na noção de cidadania cultural, ou seja, compreende a cultura como direito fundamental do cidadão e como direito à criação desse direito por aqueles que, sistemática e deliberadamente, excluídos do direito à cultura. A cultura é também entendida como eixo estruturante da vida comunitária das várias regiões e cidades do Ceará, na capital e no interior, e da gestão pública que, simultaneamente, projeta um conjunto de ações voltadas para a inclusão e o desenvolvimento integral e sustentável, contribuindo para redução de vulnerabilidades e desigualdades sociais interseccionais (gênero, raça e classe) de forma intersetorial e transversal com as políticas de estado.

 

A cidadania cultural não só tem seu valor em si, mas é uma pedra fundamental para desenvolvimento de ambientes inovadores, como ecossistemas de inovação e  empreendedorismo, suportando eixos estruturantes de desenvolvimento através da inovação com a ampliação da “base” criativa.

 

Entende-se por “eixo estruturante” o conjunto de políticas públicas e suas ações derivadas que dão suporte educativo, econômico, intelectual e técnico para garantir o cultivo, o desenvolvimento, a sustentação e a permanência das atividades culturais nos seus diferentes campos de atuação e, em especial, naqueles que fazem parte da história do povo cearense, resultando daí em alvos de interesse da população do Ceará e daqueles que passeiam pelo Estado.

 

Trata-se de um projeto de natureza cooperativa e transversal, que precisa e deve criar pontes entre outros projetos do Programa Cientista-Chefe, a fim de otimizar recursos, conhecimentos técnicos e instrumentais e esforços para atingir seus objetivos, especialmente no que se refere à inclusão social, já que isso significa combate à pobreza e às desigualdades correlatas, inovação e emancipação socioeconômica. Mas também é uma proposta que se articula com o interesse da Secretaria da Cultura no desenvolvimento de uma agenda de conhecimento, por meio de estudos dos impactos das ações de inclusão sociocultural.

 

Objetivos

– Mapear o “ecossistema cultural”8 institucional do Ceará (equipamentos, programas, projetos e ações culturais), considerando os diferentes entes da administração pública do estado para incrementar, dar visibilidade e potencializar fazeres e intercâmbios de experiências, e identificar suas lacunas e capacidades de integração e inclusão social;

 

– Mapear o “ecossistema cultural” de base comunitária do Ceará (projetos, iniciativas, agenciamentos, redes e ações culturais existentes nos diferentes grupos, coletivos, comunidades), considerando a diversidade étnica, racial, de gênero, sexual, etária, regional etc. para incrementar o mapeamento já existente (com referência na Inclusão Social), gerando novas informações e outros dados e indicadores que possibilitem identificar saberes e ensinamentos que permitam desenhar coletivamente o modelo de intervenção que este projeto se propõe a desenvolver;

 

– Desenvolver um modelo conceitual e operacional que viabilize a interconexão das ações mapeadas nos dois primeiros objetivos citados acima;

 

– Estruturar um banco de dados utilizando os dispositivos e ferramentas desenvolvidos ou aperfeiçoados para obtenção de parâmetros operacionais, estruturais e potenciais da cultura no Ceará, integrando os dados em todas as suas modalidades e fontes e transformando-os em conhecimento para subsidiar as políticas culturais de inclusão social;

 

– Desenvolver a Plataforma Cultura Ceará tendo como referencial o modelo da Plataforma Lattes;

 

– Elaborar um Programa de Inovação Sociocultural que habilite grupos, coletivos, comunidades do estado do Ceará na detecção das oportunidades de financiamento nacional e internacional que viabilizem a execução de seus projetos e ações culturais;

 

– Criar um Modelo de Avaliação para dados, programas, projetos, editais e ações culturais assistidos e implementados pela Secult;

 

– Criar um modelo inovador de intervenção da gestão pública por meio de ações focadas no fomento à cultura, na prevenção da exclusão e no resgate de segmentos da população em situação de vulnerabilidade social ao integrar ações já existentes no governo do Ceará e na sociedade civil.

 

 

 EDUCAÇÃO

 

Programa Cientista-Chefe do Estado do Ceará Educação Básica: Minerando Dados e Talentos (Metaprojeto)

No Estado do Ceará, apesar dos notáveis avanços no Ensino Fundamental, merecidamente reconhecidos pela sociedade, os indicadores de formação no Ensino Médio são ainda alarmantes. Torna-se imperativa, portanto, uma análise sistêmica dos dados coletados nos sistemas de gestão e acompanhamento escolar para identificar-se nós críticos na rede de escolas públicas, correlacionando situações de risco a variáveis ambientais, socioeconômicas e estritamente educacionais. Propomos o diagnóstico das situações de risco e a definição de protocolos de ações intensivas dirigidas à qualificação dos docentes, à atualização e uniformização curriculares e à integração das práticas de ensino de Matemática, Ciência e Tecnologia voltadas a uma abordagem contextualizada e atrativa do conhecimento matemático.

 

Objetivos

– Estruturar e analisar dados sobre gestão e acompanhamento escolar coletados pelos sistemas institucionais da SEDUC

 

– Elaborar ferramentas analíticas de identificação de padrões e tendências nos indica dores de desempenho dos estudantes.

 

– Localizar pontos e instantes críticos do sistema, identificando as etapas da formação especialmente problemáticas.

 

– Propor protocolos de ação intensiva para a renovação da qualificação docentes e das estratégias de ensino.

 

Qualificação do ensino de Matemática (Subprojeto 1)

As ações sugeridas podem ser abrigadas dentro de um programa continuado de qualificação universal de professores em educação básica que atuem no ensino de Matemática e, mais geralmente, em STEM+C, no âmbito da rede pública estadual. Definem-se aspectos logísticos e pedagógicos de modo que o plano possa ser executado em diversos níveis, iniciando com cursos de aperfeiçoamento facilmente expansíveis a pós-graduações lato ou stricto sensu em rede estadual. Em complemento aos cursos presenciais, estão previstas atividades à distância apoiadas por materiais e mídias on-line e tuteladas por professores de instituições de ensino superior, técnico e tecnológico do estado.

 

Objetivos

– Flexibilizar e ampliar iniciativas tais como PROFMAT ou o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) às especificidades regionais do Ceará, no que comportam de oportunidades e desafios.

 

– Elaboração e implementação de módulos de aperfeiçoamento docente com duração máxima de dois meses, como parte da programação das Escolas de Verão

– Formação a nível de pós-graduação Lato e Stricto Sensu para professores das redes públicas de ensino

 

– Elaboração de recursos impressos ou on-line destinados a utilização direta pelos estudantes das redes públicas e promoção de iniciativas adicionais para o fortalecimento do ensino da disciplina.

 

Projeto Luz do Saber (Subprojeto 2)

O projeto integra o Programa Virando o Jogo – Juventude e Superação (SECITECE/FUNCAP/FECOP), em sua primeira dimensão, alinhando-se, especialmente, aos eixos de a) formação cidadã, b) qualificação profissional, c) ação comunitária e e) empreendedorismo social e gestão de projetos, com impactos e resultados indiretos sobre os demais eixos estruturais do Programa. A ênfase recai sobre a reestruturação e ampliação da Plataforma Luz do Saber, surgida em 2010 com o objetivo principal de auxiliar na alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos, a partir de estratégias pedagógicas que favorecessem o desenvolvimento da leitura e da escrita, assim como a inserção na cultura digital.

 

Objetivo

– Desenvolver plataformas, materiais e ações de formação para promover a aprendizagem entre os jovens assistidos pelo Programa.

 

Análise de dados sobre formação científica e tecnológica nos ensinos médio e superior (Subprojeto 3)

Neste projeto de pesquisa, para entender mais sobre os alunos, seu desempenho acadêmico, estilos de aprendizado e várias questões diretamente ligadas a estes, têm-se o interesse de desenvolver um instrumento de coleta de dados que permitirá realizar avaliações sistemáticas associadas ao ensino-aprendizado nos cursos do Centro de Tecnologia, além de analisar os dados oriundos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo é encontrar padrões de comportamentos baseados nos conceitos da educometria, possibilitando à tomada de decisão dos gestores de ensino e a compreensão dos fenômenos de evasão e retenção nos cursos ofertados pela UFC.

 

Objetivos

– Desenvolver metodologia de organização dos dados educacionais governamentais associados aos cursos de engenharia da UFC;

 

– Verificar as relações dos indicadores de qualidade educacional estabelecidos pela

UFC, pelo Sinaes e pela avaliação realizada neste projeto;

 

– Estabelecer um sistema padronizado de análise de dados;

 

– Desenvolver uma plataforma em nuvem para dar suporte a coleta e análise de dados;

 

– Selecionar via critérios científicos, as variáveis de maior importância para determinação da qualidade do ensino nos cursos do CT;

 

– Avaliar as diferenças entre os cursos relacionados ao ciclo básico e àqueles relacionados ao ciclo não básico dos cursos de engenharia do CT;

-Testar algoritmos de mineração de dados para agrupar, predizer ou classificar as variáveis e sujeitos observados;

 

Estímulo à divulgação científica (Subprojeto 4)

O fato inegável de contarmos com uma geração de jovens com escassa formação científica tem graves implicações para o desenvolvimento do país. Questões cruciais no mundo atual requerem formular julgamentos e tomar decisões que envolvem conceitos científicos, nesse sentido o subprojeto propõe ações de divulgação científica articuladas entre a Universidade Federal do Ceará (especialmente o Departamento de Matemática), a Seara da Ciência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

 

Objetivos

– Utilizar mídias e canais digitais na internet e servidores de cursos online (Coursera, MOOC, entre outros) para ampliar a escala da divulgação científica, quer pela produção de novos materiais, quer pela versão ou edição de materiais já disponíveis;

 

– Treinar e acompanhar professores e alunos para a utilização de portais, tutoriais e aplicativos de formação e divulgação científicas;

 

– Promover exposições permanentes e temporárias sobre Matemática, Ciências Básicas e aplicações para visitas guiadas a espaços não-formais de ensino na Seara da Ciência da UFC, bem como exposições itinerantes, conferências e feiras em escolas públicas;

 

– Promover jornadas e semanas científicas, palestras de divulgação, jogos, oficinas, teatro científico e atividades lúdicas e de divulgação científica e tecnológica.

 

Programa de Educação Docente – PED Brasil: Aplicação na Cidade de Sobral

O Programa de Formação Docente (PED Brasil), com a oferta dos Cursos de Especialização em Docência e Ensino de Ciências e Docência e Ensino em Matemática, tem como objetivo geral fortalecer habilidades e competências que compõem a base de conhecimento para a docência por meio de atividades que vinculam as teorias da aprendizagem, planejamento de currículo, avaliação e gestão de sala de aula com as práticas que são desenvolvidas nas escolas de Educação Básica da região de Sobral.

 

Objetivos

– A partir da qualificação dos professores, proporcionar a elevação do desempenho dos alunos na competição Olimpíada Canguru, OBMEP, OBA

 

– Mudança qualitativas e quantitativa nos índices de ensino do município

 

– Ressignificação dos processos de planejamento e avaliação nas disciplinas de Ciências e Matemática

 

– Modelagem do perfil de ensino atual para as propostas internacionais, já consolidadas do PED

 

 

 

 

INOVAÇÃO

 

Ecossistema de inovação e o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará (Metaprojeto)

O Ceará precisa converter melhor suas capacidades inovadoras em resultados e o desafio que se impõe ao poder público é estimular e mais corretamente o desenvolvimento do ecossistema de inovação cearense, criando ambientes e condições favoráveis à inovação coma forma de aumentar a renda média da população, o emprego e a distribuição regional do desenvolvimento. Nessa direção, a diversidade de conhecimentos, a vocação empreendedora e a formação regional de clusters de atividades econômicas, associados ao processo de colaboração e formação de redes, na nova perspectiva do que vem sendo denominado de open innovation, se apresentam como fatores a serem considerados na formação das políticas de estimulo à inovação no Estado.

 

Objetivos

– Identificar e avaliar os diferentes mecanismos de estímulo à inovação no Estado Ceará

 

– Propor melhorias nas políticas de inovação e ampliá-las, desenvolvendo novos mecanismos de estímulo, considerando a territorialidade do Estado, suas atuais vocações econômicas, o potencial empreendedor e a sua capacidade de produzir e transferir conhecimento, especialmente das Instituições de Ciência e Tecnologia para o setor produtivo.

 

Avaliações, conexões e desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado do Ceará (Subprojeto)

No Governo do Ceará existem basicamente três grandes ações de estímulo à inovação empresarial: os editais de subvenção econômica da Funcap, o programa Corredores Digitais e o programa Clusters Econômicos de Inovação. No entanto, a administração estudual ainda precisa de um processo de avaliação dos impactos das três iniciativas que permita trazer melhorias constantes e de forma mais sistemática – principalmente no que se refere à aplicação de ferramentas de avaliação estatisticamente mais robustas, como análise multivariada e de inferência. Este projeto, além de implementar um processo de avaliação, pretende formular meios pelos quais os três programas do Governo do Estado possam atuar de forma mais integrada tanto entre eles quanto entre os demais atores do ecossistema de inovação cearense.

 

Objetivos

Desenvolver e aplicar um modelo de avaliação nos três programas de estímulo à inovação do Governo do Estado;

 

– Desenhar, propor e acompanhar a implantação dos processos de avaliação contínua nesses programas

 

– Desenvolver uma plataforma digital que integre os processos desses programas e seja capaz de gerar base de dados de avaliação

– Identificar e aplicar mecanismos, em rede, que elevem a integração desses programas com o ecossistema de inovação do Estado, considerando a relação com os HUBs de Inovação, Universidades/ICTs e com o setor produtivo

 

– Promover a realização de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento desses programas e seu impacto sobre a CT&I

 

 

  

 

 

MEIO AMBIENTE

 

Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente (Meta-Projeto)

A conservação e o uso sustentável dos recursos naturais no Estado do Ceará são condições necessárias para a promoção da qualidade de vida da população, para a redução da pobreza, conservação dos bens e serviços ambientais e a sustentabilidade de diversas atividades econômicas que são sustentadas pelo capital natural. Dessa forma, é importante fomentar o conhecimento científico da área ambiental e sua aplicação para elaborar políticas públicas e subsidiar tomadas de decisão inovadoras que tragam resultados práticos para toda a sociedade. O trabalho do cientista chefe, vinculado a SEMA, atua diretamente nas competências da SEMA e SEMACE visando estabelecer políticas de inovação e apoio a ações na política ambiental que tem repercussões econômicas, sociais e ecológicas.

 

 

Objetivos

– Definir problemas e demandas científicas e tecnológicas da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e formular um roadmap para a pesquisa e desenvolvimento.

– Desenvolver projetos que tenham, como produtos, soluções claras para problemas prioritários para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará, considerando curto, médio e longo prazos.

– Elaborar SIG (sistema de informações geográficas) e plataforma de dados ambientais com informações da SEMA, SEMACE, FUNCEME, COGERH e outros entes;

– Elaborar e executar planejamento e monitoramento costeiro e marinho do Estado do Ceará.

– Elaborar e distribuir lista vermelha de fauna e flora e executar ações para conservação da biodiversidade.

– Prevenir riscos costeiros e ocupações, Organização de atividades econômicas, segurança jurídica de investimentos e ações governamentais.

(vii)           Aumentar a velocidade de resposta de ações ambientais, segurança jurídica, atualização e transparência de dados, fonte de informações para consultorias, ONGs, poder jurídico, municípios, etc.

(viii)         Contribuir na melhoria das ações governamentais, de ONGs e do setor privado relativas à fauna e flora vulnerável ou ameaçada de extinção.

 

O Cientista Chefe do Meio Ambiente coordena cinco subprojetos:

 

– Lista vermelha da fauna do Estado do Ceará;

 

– Sistema de Informações Geográficas (SIG Ambiental);

 

– Planejamento Costeiro e Marinho;

 

– Ampliando o conhecimento da fauna a partir das coleções do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha;

– Borboletário do Cariri – Centro de Pesquisa e educação ambiental.

 

 

 

 

ENERGIA

 

Programa Cientista Chefe Energia: Ciência e Inovação em Políticas Públicas (Meta-Projeto)

As crises de suprimento de energia elétrica decorrentes da escassez hídrica nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, associadas aos atrasos de implantação de infraestrutura de transmissão, produziram efeitos adversos no desenvolvimento econômico do estado do Ceará e na redução da desigualdade regional. O grande desafio dos governos cearenses tem sido criar um ambiente viável e sustentável para o uso dos recursos naturais energéticos disponíveis no Estado de forma a mitigar ou eliminar os impactos desses eventos. Consequentemente, isso requer o reconhecimento dos processos associados a esses recursos pelas suas características sazonais e intermitentes, como os eólicos, solares e de biomassa, e ainda conviver com os desafios e incertezas inerentes às tecnologias recentes, de fronteiras de desenvolvimento, disruptivas e dependentes de inovações tecnológicas.

 

Objetivos

– Definir problemas e demandas científicas e tecnológicas da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e formular um roadmap para a pesquisa e o desenvolvimento;

 

– Ouvir a comunidade de pesquisa e de empresas para definir estratégias específicas e desenvolver os projetos estabelecidos no roadmap da Seinfra;

 

– Aproximar as necessidades do Ceará daquilo que está sendo pensado pela academia e por empresas inovadoras nas áreas estratégicas selecionadas;

 

– Desenvolver projetos que tenham, como produtos, soluções claras para problemas prioritários para o Estado, considerando curto, médio e longo prazos.

 

 

 

INFRAESTRUTURA

 

Inovação na Infraestrutura Viária do Ceará (Metaprojeto)

O Programa Cientista Chefe na área de Infraestrutura é um passo na direção de trazer para a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), uma contribuição da Ciência e da Inovação para a área viária do Estado. O foco inicial é rodoviário, mas pode ser expandido para os setores aeroviário e ferroviário posteriormente. Os principais aspectos que aprisionam o setor de pavimentação no Ceará há anos e que podem, por meio da inovação, ser minimizados para se chegar a uma infraestrutura viária de melhor qualidade, são: (i) a falta de previsibilidade nas obras do governo, o que impede as empresas do setor de realizarem um planejamento mínimo, inclusive sobre capacitação e retenção do seu capital humano; (ii) as licitações têm afetado negativamente a qualidade das obras com projetos mal concebidos; (iii) faltam estudos sobre incentivos, com evidências sobre a melhor forma de contratação para que se obtenham obras de qualidade e com um custo justo.

O objetivo central do Programa é, em cooperação com a Seinfra, o DER Ceará e o TCE, reunir competências do governo, da academia e do setor produtivo para desenvolver soluções para problemas relevantes da infraestrutura viária do Estado. Foram definidas, no primeiro momento, três subprojetos para a área:

 

Revisão e proposição de normas, incluindo o projeto de pavimentos (Subprojeto 1)

O subprojeto pretende contribuir para a revisão em curso das normas existentes no Ceará e criar novas normas, cujas necessidades já foram detectadas pela comunidade rodoviária.

 

Objetivos

– Levantar o estado da arte e das novas metodologias aplicadas às avaliações de materiais e ao dimensionamento de estruturas aplicáveis em pavimentos rodoviários e o estado da prática (normas brasileiras e internacionais, procedimentos e especificações de serviços vigentes);

– Sugerir alterações nas metodologias dos procedimentos e especificações que sejam compatíveis com o desenvolvimento e a aplicação das novas tecnologias e com a possibilidade de aplicação e acompanhamento no Ceará;

– Elaborar um manual de “Melhores Práticas”, sobre deformação permanente e fadiga de misturas asfálticas, propriedades de solos e construção de revestimentos do tipo tratamentos superficiais;

– Desenvolver normas que contemplem os materiais típicos do Ceará;

– Identificar gargalos técnicos para a utilização de novos materiais em pavimentos cearenses.

 

Indústria 4.0 – Transformação digital na área de infraestrutura rodoviária e outras ações de tecnologia ligadas à gerência de pavimento (Subprojeto 2)

O subprojeto apresenta como linha principal contribuir em atividades de digitalização e automatização de processos ligados ao uso e à manutenção da malha viária.

 

Objetivos

– Automatizar o tratamento de dados de levantamentos de estado da malha rodoviária estadual;

– Desenvolver ferramenta para a identificação do tráfego;

– Obter dados de tráfego e de avanço de obras avaliando o uso de drone;

– Desenvolver ferramenta tipo dashboard para identificação por parte dos órgãos envolvidos na gestão e no uso da malha rodoviária de pontos críticos e usos excepcionais que impactem o estado da infraestrutura, além do avanço da obra;

– Desenvolver sistemas sensoriais baseados em tecnologia óptica para monitoramento contínuo das pontes e viadutos do estado do Ceará.

 

As built: Levantamentos piloto para comparativos projeto-obra (Subprojeto 3)

O subprojeto tem como linha principal executar levantamentos-piloto comparativos entre o planejamento e o produto executado quanto às obras de infraestrutura rodoviária.

 

Objetivos

– Levantar o estado da arte sobre procedimentos nacionais e internacionais de controle de obras e comparativos entre planejamento e execução de obras de Infraestrutura rodoviária;

– Levantar investigações anteriores sobre os itens de obras de infraestrutura rodoviária com maior incidência de desvios;

– Elaborar um Manual de Melhores Práticas, no âmbito da investigação comparativa, do planejamento e da execução de obras rodoviárias;

– Desenvolver um banco de dados para inserção dos resultados das avaliações realizadas;

– Transferir o conhecimento para servidores da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP/CE) e demais integrantes da cadeia da pavimentação local sobre técnicas de planejamento e execução de obras rodoviárias.

 

 

 

JUSTIÇA

 

Ciência de dados e inteligência artificial no MPCE para identificação de indícios de conduta criminosa e apoio às atividades processuais (Projeto 1)

O estado do Ceará tem vivenciado nos últimos anos um grande aumento do crime organizado, evidenciado pelo registro de ataques terroristas como forma de reação de facções criminosas a medidas tomadas pelo poder público para combate ao crime organizado, como a adoção de mais rigor contra entrada de celulares nos presídios e a falta de separação de detentos em presídios por facções. Especialistas julgam que as medidas são insuficientes para combater as facções que dominam o crime organizado no Ceará.

 

Objetivos

– Identificar as bases de dados públicas e de acesso restrito do MPCE relevantes para a identificação de condutas criminosas e para automação das peças processuais;

– Apoiar nas tarefas de integração de bases de dados de forma a possibilitar a extração e visualização de informações de forma simples e intuitiva;

– Selecionar dados relevantes para identificação de condutas criminosas e automação de peças processuais;

– Utilizar dados de processos envolvendo condutas criminosas confirmadas para aplicar técnicas de aprendizado de máquina supervisionado com o intuito de identificar perfis de pessoas, processos e empresas com potencial de participação em ações criminosas;

– Utilizar técnicas de aprendizado de máquina não supervisionado para identificar atividades, comportamentos e processos com alta probabilidade de serem associados a condutas criminosas;

– Empregar modelos de redes complexas para identificar e coibir atividades de organizações criminosas;

– Possibilitar a visualização dos resultados obtidos a partir de técnicas de aprendizado de máquina e modelos de redes complexas na forma de indicadores, gráficos, tabelas e redes para facilitar a identificação, análise e monitoramento das relações entre os diferentes atores criminosos.

 

Ciência de dados e inteligência artificial para produtividade na prestação jurisdicional de 1º e 2º Graus (Projeto 2)

A inteligência artificial tem sido um instrumental cada vez mais útil na avaliação de como elementos procedimentais cruciais ao devido processo legal são aplicados. Ela afeta diretamente a compreensão tanto do processo judicial e quanto do procedimento legal conferindo aos tribunais e à sociedade meios de perceber como o direito a um julgamento justo se opera com maior ou menor eficácia. Nesse sentido, é possível expor questões e propor soluções adequadas para realização da justiça. A IA se torna, pois, um dos dispositivos mais reveladores para avaliar a prestação jurisdicional, sua eficácia e seus gargalos de congestionamento. Essas novas ferramentas de direito processual poderão trazer contribuições relevantes na garantia da realização da justiça em sua dimensão processual e material.

 

Objetivos

– Explorar grandes volumes de documentos do poder judiciário com o intuito de extrair informações úteis para apoiar as atividades judiciárias;

– Desenvolver algoritmos para higienizar as bases de dados, permitindo que as mesmas sejam analisadas por qualquer analista, impossibilitando assim que impurezas produzidas no processo de coleta desses dados venham comprometer decisões estratégicas;

– Produzir dashboards a partir dos dados higienizados, permitindo a interpretação dos mesmos em painéis de visualização disponíveis em tempo real.

 

 

 

 

 

PESCA E AQUICULTURA

 

Projeto de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará: coordenação de ações integradas (Metaprojeto)

Por muito tempo, O Ceará liderou a produção de camarões marinhos cultivados e de tilápias criadas em taques-rede. Entretanto, nos últimos anos, a aquicultura cearense vem enfrentando uma crise bastante severa, principalmente devido à escassez de chuvas e ao surgimento de doenças nos animais, com vários prejuízos sociais e econômicos para o Estado. Atualmente estão em desenvolvimento novas tecnologias que permitem diversificar a matriz produtiva da aquicultura com altos retornos de produtividade e competitividade e que permitem o pouco uso ou o reuso de água e a inclusão de energias renováveis no processo.

 

Objetivos

– Realizar a coordenação e o monitoramento do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pesca do Atum;

– Realizar a coordenação e o monitoramento do Projeto de Inovações Tecnológicas e Sociais para a Modernização da Pesca Artesanal;

– Realizar a coordenação e o monitoramento do Projeto de Desenvolvimento da Aquicultura do Estado do Ceará;

– Realizar a coordenação e o monitoramento do Projeto de Avaliação do Potencial de uso de águas de rejeito dos dessalinissadores utilizados no estado do Ceará para o cultivo de Tilápias do Nilo, Oreochromis niloticus;

– Realizar a coordenação e o monitoramento do projeto de Apoio à continuidade do Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão (PSF do Camarão) para auxiliar no gerenciamento;

– Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará.

 

Avaliação pesqueira, proposta de ordenamento e comercialização da lagosta viva (Subprojeto 1)

Atualmente, a lagosta cearense tem alcançado uma recuperação nas exportações, devido às exigências de qualidade junto ao mercado mundial e têm causado uma queda no preço do produto. No entanto, a melhoria de qualidade buscada a partir do desembarque, a comercialização de lagostas vivas estará voltada para uma elevação do nível da qualidade e valor do recurso, beneficiando assim toda a cadeia de produção.

 

Objetivos

– Quantificar as produções de lagosta viva e cauda nos pontos de desembarque selecionados durante a temporada de pesca;

– Monitorar cinquenta barcos lagosteiros durante suas atividades de pesca através de um sistema de rastreio por satélite (VMS – Vessel Monitoring Sistem);

– Capacitar e qualificar todo o efetivo da mão de obra envolvida na cadeia produtiva e promover a ação social na comunidade para os pescadores e suas famílias;

– Adquirir todos os equipamentos necessários para ação de acompanhamento do desembarque de lagosta viva;

– Contratar uma empresa para elaboração do software para emissão das guias de controle de produção;

– Contratar seis técnicos para acompanhar o desembarque das lagostas (viva e cauda) durante sua manipulação, recepção e transporte nos portos de desembarque. Documentar e cadastrar o produto expedido através do software nos municípios selecionados.

 

Pacote biotecnológico camarão – bioprospecção de bactérias para elaboração de consórcio probiótico para uso em cultivo de camarões marinhos (Litopenaeus vannamei) (Subprojeto 2)

Uma das alternativas para uma aquicultura sustentável econômica e ambientalmente é o uso de probióticos. Os agentes biológicos denominados probióticos são definidos como microrganismos usados como suplemento da ração que trazem benefícios para os animais hospedeiros melhorando seu equilíbrio intestinal. O desenvolvimento de probióticos aplicáveis para uso comercial na aquacultura é um processo multidisciplinar com várias etapas e que requer tanto pesquisas fundamentais como empíricas, teses em grande escala e avaliação econômica do seu emprego.

 

Objetivos

– Quantificar os grupos bacterianos heterotróficos funcionais, bacillus, bactérias ácidos laticas que fazem parte da microbiota do intestino de camarões cultivados ao longo da fase de engorda;

– Isolar e identificar, geneticamente, as cepas bacterianas;

– Selecionar os microrganismos com potencial uso como probióticos em carcinicultura;

– Testar a atividade antagonista desses isolados e de seus produtos extracelulares frente a cepas de patógenos potenciais para os camarões cultivados;

– Testar em bioensaios a influência dos isolados sobre o crescimento e resistência dos camarões frente a organismos patógenos destes crustáceos em testes desafio.

 

Otimização do procedimento de obtenção de bioflocos bacterianos biorremediadores e probióticos em laboratório (Subprojeto 3)

 

Objetivos

– Otimizar a obtenção de flocos microbianos em laboratório com características de ação diferenciada através do uso de consórcios bacterianos;

– Gerar relatório técnico da otimização do procedimento de obtenção de bioflocos bacterianos biorremediadores e probióticos em laboratório;

– Criar protocolo de aplicação de bioflocos otimizados em fazendas de cultivo de peixes e/ou camarões.

 

 

 

 

PROTEÇÃO SOCIAL

 

“Virando o Jogo – Juventude e Superação”: Intervindo e Monitorando para Construir Competências Familiares e Habilidades Socioemocionais (Metaprojeto)

No Ceará, a vulnerabilidade socioeconômica dos jovens entre 15 e 29 anos tem colocado desafios para os gestores públicos, uma vez que essa população vive um cotidiano agravado pela evasão escolar, pela ausência de oportunidades e por questões diretamente relacionadas à criminalidade e à violência. O Estado aparece como o sexto entre os estados brasileiros com maior proporção de jovens, de 15 a 29 anos, na condição de “Nem-Nem”, ou seja, jovens que não estudam e não trabalham. O Programa Virando o Jogo – Juventude e Superação é uma política direcionada para  esses jovens, que visa possibilitar uma oferta de vivências de cunho socioeducativo, de qualificação profissional, na perspectiva de fomentar o retorno dos jovens ao ambiente escolar.

 

Objetivos

– Desenvolver metodologia ativa para alinhamento dos monitores/facilitadores que irão atuar com os jovens;

– Realizar encontros com pais e/ou cuidadores dos jovens que participam da formação;

– Acompanhar jovens que necessitam de atenção especializada e cuidados interdisciplinares;

– Desenvolver metodologias de intervenção motivacionais e testar a sua efetividade, junto às famílias e os jovens;

– Realizar visitas domiciliares para busca ativa dos jovens que apresentam dificuldades na participação da formação;

– Desenvolver sistema para registro de todos os atendimentos grupais e individuais realizados durante a realização do projeto;

– Aferir a eficácia do Programa na reinserção educacional do jovem em diferentes momentos da execução, incluindo uma análise de acompanhamento posterior;

– Monitorar a taxa de evasão, identificando os principais motivos para descontinuidade do Programa pelo aluno;

– Estimar os impactos do Programa no fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, bem como na diminuição da violência familiar e comunitária;

– Monitorar o grau de satisfação de participantes e a adequação das diferentes estratégias educacionais utilizadas (formação cidadã, cursos de qualificação profissional, atividades culturais e desportivas);

– Monitorar a efetividade do Programa em suas etapas;

– Recomendar estratégias e ações que possam potencializar os impactos positivos do Programa, aperfeiçoando suas estratégias de execução.

 

“Virando o Jogo – Juventude e Superação”: reinserção escolar, profissionalização e renda de jovens em busca de um futuro melhor (Subprojeto)

O Programa Virando o Jogo – Juventude e Superação é uma política direcionada para jovens que não estudam e não trabalham. Foi identificada a necessidade de aprofundamento do estudo acerca da situação desses jovens, seu perfil, relações com a escola, com o trabalho, a família e a comunidade.  A articulação entre uma política pública bem desenhada e o monitoramento cuidadoso oferecerá subsídios relevantes para o aprimoramento da eficácia das ações e para o sucesso do programa na construção de um futuro mais promissor para os seus participantes.

 

Objetivos

– Elaborar um perfil dos jovens participantes do programa, identificando as principais variáveis associadas ao fenômeno do abandono e da reinserção escolar;

– Analisar as percepções dos jovens acerca do programa, do papel da escola e da formação profissional;

– Investigar as percepções dos participantes acerca do seu futuro, família, amigos, comunidade, educação e trabalho;

– Aferir a eficácia do Programa na reinserção educacional do jovem em diferentes momentos da execução;

– Monitorar a taxa de evasão, identificando os principais motivos para descontinuidade do Programa pelo aluno;

– Estimar os impactos do Programa no fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, bem como na percepção acerca das suas perspectivas profissionais;

– Monitorar o grau de satisfação de participantes e a adequação das diferentes estratégias educacionais utilizadas (formação cidadã, cursos de qualificação profissional, atividades culturais e desportivas);

– Auxiliar no aprimoramento do programa enquanto política pública.

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS HÍDRICOS

 

Cientista Chefe Recursos Hídricos: Ciência e Inovação em Políticas Públicas (Metaprojeto)

 A garantia de água em quantidade e qualidade adequadas para os usos— humanos, econômicos e ecossistêmico – e a prevenção e a resposta a eventos hidrológicos extremos – secas e cheias – são condições básicas para o desenvolvimento da sociedade, sendo as mesmas, também, dimensões intrínsecas à segurança hídrica.

É essencial conectar a ciência e a pesquisa com as necessidades da Política de Recursos Hídricos do Estado para o enfrentamento destes desafios de forma a buscar a melhor resposta que a ciência possa oferecer à atividade e/ou problemática da água.

A interação Academia-Governo-lndústria em uma Tríplice Hélice é estratégia recomendada para fazer frente a estes desafios e possibilitar em adição a resolução de relevantes problemas do sistema atual produzir tecnologias com potencial de replicação pelo mundo, gerando assim startups que exportarão produtos de alto valor agregado

 

Objetivos

 – Definir problemas e demandas científicas e tecnológicas da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e formular um roadmap para a pesquisa e o desenvolvimento;

– Ouvir a comunidade de pesquisa e de empresas por meio de workshops com vistas a definir estratégias específicas para desenvolver os projetos oriundos do road-map da SRH;

– Criar a equipe a ser liderada pelo cientista-chefe em cada área ou tema específico;

– Articular a apresentação de projetos de pesquisa e de inovação à Funcap, de modo a aproximar as necessidades do Estado daquilo que está sendo pensado pela academia e por empresas inovadoras nas áreas estratégicas selecionadas;

– Desenvolver projetos que tenham, como produtos, soluções claras para problemas prioritários para o Estado do Ceará, considerando curto, médio e longo prazos;

– Definir e implementar projeto estratégico prioritário de impacto e resposta rápida para ser iniciado imediatamente.

 

Gerenciamento de risco, alocação e operação sistema de recursos hídricos (Subprojeto 1)

O estado do Ceará está localizado numa região de semiárido onde o principal fenômeno climático é a seca. Diante disso, a água não é apenas um recurso natural, mas, também é um bem estratégico, político, de valor econômico e que precisa ser alocado de maneira eficiente e justa. Diante desse contexto, é relevante um estudo e análise da alocação de água no Ceará numa perspectiva de harmonizar procedimentos, definir os riscos e incertezas, construir bases para a normatização da alocação negociada de água e instrumentalizar os gestores de recursos hídricos no processo de gestão de risco na alocação de água.

 

Objetivos

– Elaborar o histórico da alocação de água no Ceará;

– Diagnosticar e analisar a alocação negociada de água em cada região hidrográfica;

– Mapear os conflitos e a estratégia atual para gerenciamento destes em cada região hidrográfica;

– Desenvolver um estudo hidrológico das incertezas do regime fluvial;

– Realizar a operação dos hidrossistemas com vistas a alocação de água: cenarização e otimização do sistema;

– Analisar o arcabouço legal-institucional e identificar possibilidades de aprimoramento da alocação de água;

– Analisar os instrumentos de gestão com vistas a identificar e potenciar sinergias positivas com a alocação de água;

– Avaliar os riscos e as incertezas (políticas, institucionais, hidrológicas, climáticas e econômicas) para o mecanismo de alocação;

– Propor uma estratégia geral para a alocação negociada de água;

– Construir uma base operacional padrão para a alocação de água;

– Definir regras de operação hidráulica-hidrológica, incluindo automação, para os hidrossistemas;

– Incorporar a informação climática sazonal na alocação negociada;

– Realizar capacitação institucional.

 

Avaliação da variabilidade espaço temporal da qualidade da água e sedimento na Praia do Futuro (Subprojeto 2)

A diversificação da matriz hídrica é uma meta do Plano de Ações Estratégicas de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Nesse contexto uma ação inovadora e audaciosa está em curso, com a construção da primeira planta de dessalinização no estado do Ceará. Para tanto se faz necessário ações primárias, especialmente quanto a qualidade da água marinha a ser usada, bem como também dos fatores secundários de suma importância para o funcionamento da planta, o que influenciará na qualidade do recurso hídrico a ser produzido. É importante também um amplo planejamento do destino do resíduo produzido pela planta. Nesse contexto a qualidade da água marinha e do sedimento, bem como indicadores biológicos marinhos e a circulação oceânica na região serão investigados no intuito de promover o sucesso desse empreendimento.

 

Objetivos

 – Avaliação da qualidade da água e sedimento;

– Avaliação das variáveis oceanográficas;

– Avaliação de indicadores biológicos.

 

Estudos e soluções tecnológicas visando o aumento da resiliência às secas (Subprojeto 3)

As secas são eventos usuais associado a variabilidade climática não devendo ser tratada como anomalias no estado natural do clima. Desta forma, estas secas requerem o gerenciamento do seu risco e a construção de métodos e instrumentos de gestão que promovam maior resiliência para os sistemas sócio naturais. A construção de sistemas resilientes requer melhorar as estruturas e os processos sociais e ecológicos que lhe permitem reorganizar-se após uma perturbação (WALKER et al., 2001). Deste modo, o primeiro passo para alcançar a sustentabilidade hídrica é visualizar o hidrossistema como um sistema sócio-natural e complexo. Os atuais eventos de seca que ocorrem no Brasil são um depoimento vivo da necessidade de uma gestão adaptativa. Com isso, esta proposta busca produzir conhecimento técnico-científico que possibilite a melhoria do processo de gestão de seca por meio de uma análise acurada dos sistemas de irrigação e da alocação de água entre usos, bem como, o uso de tecnologias voltadas para prover água potável para os municípios no estado.

 

 

Objetivos

– Avaliar o uso da água nos sistemas de irrigação;

– Analisar o processo de alocação de água entre usos no Sistema Jaguaribe-Metropolitano;

– Desenvolver mecanismos de gestão de seca para o sistema Jaguaribe-Metropolitano;

– Proporcionar suporte ao estado do Ceará com relação à definição de tecnologias holandesas, as quais poderiam ser adequadas para atender a demanda local de novas alternativas de água limpa nos diferentes locais no estado.

 

Expansão da oferta de água: Otimização do sistema e incorporação das fontes alternativas (Subprojeto 4)

 

Objetivos

– Construir um modelo para a matriz de abastecimento de água de Fortaleza considerando fontes alternativas e elaborar uma estratégia de utilização dessa matriz

– Proporcionar para a Região Metropolitana de Fortaleza Sustentabilidade Hídrica com o menor custo de construção e operação da infraestrutura hídrica.

 

 

Saúde

 

Metaprojeto

O projeto tem entre seus focos o fortalecimento da gestão de saúde no Ceará (principalmente através do investimento na formação de profissionais) e a elaboração de uma estratégia conjunta para melhorar a coordenação entre os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões nas organizações sociais prestadoras de serviço.

Outra vertente importante da proposta é contribuir para o fortalecimento da atenção primária através do monitoramento de parâmetros como investimentos, capacitação de gestores e profissionais para possibilitar que eles inovem em suas atuações, desenvolvimento de Health Pathways (soluções criadas em conjunto por hospitais e atenção primária) e sistema agressivo de gestão da demanda (pacientes com necessidades agudas recebem cuidado domiciliar por meio da atenção primária com apoio de enfermagem rápida, leitos de observação na comunidade, conselho de especialistas hospitalares e testes de diagnósticos rápidos).

 

Criação do CMAI – centro especializado em aquisição e análise de imagens biológicas (Subprojeto 1)

A proposta trata das seguintes aplicações:

– segmentação de imagens de interesse em tratamento oncológico (identificação e quantificação de volumes tumorais);

– apoio para análises de imagens médicas produzidas em ensaios clínicos;

– produção de laudos médicos especializados e inovadores nas áreas de Pneumologia, Gastroenterologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia/Traumatologia e Obstetrícia;

– aplicação do imageamento no diagnóstico e no tratamento de doenças neuromusculares;

– avaliação quantitativa e qualitativa de imagens pulmonares no diagnóstico de doenças respiratórias, em especial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;

– produção e interpretação de imagens de interesse antropológico e odontológico forense.

 

Desenvolvimento do HASmart (Subprojeto 2)

Trata do desenvolvimento do HASmart, sistema baseado em técnicas de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Healthcare Analytics para controle do risco cardiovascular da população cearense que está associado é Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). O sistema contempla os seguintes módulos:

– coleta de dados da população (pressão arterial, frequência cardíaca, peso, altura e data de nascimento, dentre outros) gerados a partir de varias fontes (farmácias, postos de saúde, hospitais, e aplicativos);

– controle das prescrições visando o uso racional dos medicamentos;

– conjunto de aplicativos para dispositivos móveis (apps) para uso dos cidadãos em geral;

– análise de dados e Inteligência Artificial para prever o risco cardiovascular da população.