Cientista Chefe de Inovação

 

 

Pesquisador responsável – Samuel Façanha Câmara

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, é mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e tem pós-doutorado em Gestão da Inovação pela Fundação Getúlio Vargas. Foi pró-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação (ITIC), coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós Graduação e Administração da Uece, coordenador do Projeto RedeNit-CE (Rede de Inovação composta pelos NITs do Ceará) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento (GESTIC).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1866170681539702

 

Órgão beneficiado: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet)

 

 

Ecossistema de inovação e o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará (Metaprojeto)

 

O Ceará precisa converter melhor suas capacidades inovadoras em resultados e o desafio que se impõe ao poder público é estimular e mais corretamente o desenvolvimento do ecossistema de inovação cearense, criando ambientes e condições favoráveis à inovação coma forma de aumentar a renda média da população, o emprego e a distribuição regional do desenvolvimento. Nessa direção, a diversidade de conhecimentos, a vocação empreendedora e a formação regional de clusters de atividades econômicas, associados ao processo de colaboração e formação de redes, na nova perspectiva do que vem sendo denominado de open innovation, se apresentam como fatores a serem considerados na formação das políticas de estimulo à inovação no Estado.

 

Objetivos

– Identificar e avaliar os diferentes mecanismos de estímulo à inovação no Ceará;

 

– Propor melhorias nas políticas de inovação e ampliá-las, desenvolvendo novos mecanismos de estímulo, considerando a territorialidade do Estado, suas atuais vocações econômicas, o potencial empreendedor e a sua capacidade de produzir e transferir conhecimento, especialmente das Instituições de Ciência e Tecnologia para o setor produtivo.

 

Avaliações, conexões e desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado do Ceará (Subprojeto)

No Governo do Ceará existem basicamente três grandes ações de estímulo à inovação empresarial: os editais de subvenção econômica da Funcap, o programa Corredores Digitais e o programa Clusters Econômicos de Inovação. No entanto, a administração estadual ainda precisa de um processo de avaliação dos impactos das três iniciativas que permita trazer melhorias constantes e de forma mais sistemática – principalmente no que se refere à aplicação de ferramentas de avaliação estatisticamente mais robustas, como análise multivariada e de inferência. Este projeto, além de implementar um processo de avaliação, pretende formular meios pelos quais os três programas do Governo do Estado possam atuar de forma mais integrada tanto entre eles quanto entre os demais atores do ecossistema de inovação cearense.

 

Objetivos

Desenvolver e aplicar um modelo de avaliação nos três programas de estímulo à inovação do Governo do Estado;

 

– Desenhar, propor e acompanhar a implantação dos processos de avaliação contínua nesses programas;

 

– Desenvolver uma plataforma digital que integre os processos desses programas e seja capaz de gerar base de dados de avaliação;

 

– Identificar e aplicar mecanismos em rede que elevem a integração desses programas com o ecossistema de inovação do Estado, considerando a relação com os HUBs de Inovação, Universidades/ICTs e com o setor produtivo;

 

– Promover a realização de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento desses programas e seu impacto sobre a CT&I;

 

– Classificar tais projetos por área(s) do conhecimento e modalidade(s) de atuação (exemplos: levantamento censitário, pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovação técnica/tecnológica, assistência, apoio ao ensino fundamental e ensino médio, apoio ao ensino de graduação, apoio ao ensino de pós-graduação, apoio à gestão local, formação de recursos humanos, educação popular, etc.);

 

– Identificar e registrar vinculação do projeto ao desenvolvimento de ações e alcance de metas estabelecidos no plano do Governo do Estado, no plano de governo do município e nos objetivos do PNUD;­

 

– Identificar e registrar instituições/organizações parceiras, nacionais/internacionais; identificar e registrar cofinanciamento ou contrapartida;

 

– Registrar metodologia/instrumentos para coleta de informações, acompanhamento, avaliação;

 

– Registrar produtos desenvolvidos – divulgação em mídias, artigos científicos, monografias, teses, produção literária ou artística, licenciamentos, patentes;

 

– Estimar/registrar número de pessoas beneficiadas direta ou indiretamente;

 

– Analisar possíveis associações entre os programas e ações da Funcap desenvolvidos nos municípios do interior do estado do Ceará ou a eles direcionados e a expansão do sistema de ensino superior do Ceará para o interior do Estado.