Cientista Chefe de Infraestrutura Viária

 

 

 

Pesquisador responsável – Jorge Soares

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil – Texas A&M University (1994) e doutorado em Engenharia Civil – Texas A&M University (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Análise e Dimensionamento de Pavimentos e Caracterização Mecânica de Misturas Asfálticas. É pesquisador 1B do CNPq e coordenador do INCT-Infra, também do CNPq.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9212256013670303

 

 

Órgão beneficiado: Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)

 

 

Inovação na Infraestrutura Viária do Ceará (Metaprojeto)

 

O Programa Cientista Chefe na área de Infraestrutura é um passo na direção de trazer para a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) uma contribuição da ciência e da inovação para a área viária do Estado. O foco inicial é rodoviário, mas pode ser expandido para os setores aeroviário e ferroviário, posteriormente. Os principais aspectos que aprisionam o setor de pavimentação no Ceará há anos e que podem, por meio da inovação, ser minimizados para se chegar a uma infraestrutura viária de melhor qualidade são os seguintes:

– a falta de previsibilidade nas obras do governo, o que impede as empresas do setor de realizarem um planejamento mínimo, inclusive sobre capacitação e retenção do seu capital humano;

 

– as licitações têm afetado negativamente a qualidade das obras com projetos mal concebidos; (iii) faltam estudos sobre incentivos, com evidências sobre a melhor forma de contratação para que se obtenham obras de qualidade e com um custo justo.

 

O objetivo central do Programa é, em cooperação com a Seinfra, o Departamento Estadual de Rodovias (DER) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), reunir competências do governo, da academia e do setor produtivo para desenvolver soluções para problemas relevantes da infraestrutura viária do Estado. Foram definidas, no primeiro momento, três subprojetos para a área:

 

Revisão e proposição de normas, incluindo o projeto de pavimentos (Subprojeto 1)

O subprojeto pretende contribuir para a revisão em curso das normas existentes no Ceará e criar novas normas, cujas necessidades já foram detectadas pela comunidade rodoviária.

 

Objetivos

– Levantar o estado da arte e das novas metodologias aplicadas às avaliações de materiais e ao dimensionamento de estruturas aplicáveis em pavimentos rodoviários e o estado da prática (normas brasileiras e internacionais, procedimentos e especificações de serviços vigentes);

 

– Sugerir alterações nas metodologias dos procedimentos e especificações que sejam compatíveis com o desenvolvimento e a aplicação das novas tecnologias e com a possibilidade de aplicação e acompanhamento no Ceará;

 

– Elaborar um manual de “Melhores Práticas”, sobre deformação permanente e fadiga de misturas asfálticas, propriedades de solos e construção de revestimentos do tipo tratamentos superficiais;

 

– Desenvolver normas que contemplem os materiais típicos do Ceará;

 

– Identificar gargalos técnicos para a utilização de novos materiais em pavimentos cearenses.

 

Indústria 4.0 – Transformação digital na área de infraestrutura rodoviária e outras ações de tecnologia ligadas à gerência de pavimento (Subprojeto 2)

O subprojeto apresenta como linha principal contribuir em atividades de digitalização e automatização de processos ligados ao uso e à manutenção da malha viária.

 

Objetivos

– Automatizar o tratamento de dados de levantamentos de estado da malha rodoviária estadual;

 

– Desenvolver ferramenta para a identificação do tráfego;

 

– Obter dados de tráfego e de avanço de obras avaliando o uso de drone;

 

– Desenvolver ferramenta tipo dashboard para identificação por parte dos órgãos envolvidos na gestão e no uso da malha rodoviária de pontos críticos e usos excepcionais que impactem o estado da infraestrutura, além do avanço da obra;

 

– Desenvolver sistemas sensoriais baseados em tecnologia óptica para monitoramento contínuo das pontes e viadutos do estado do Ceará.

 

As built: Levantamentos piloto para comparativos projeto-obra (Subprojeto 3)

O subprojeto tem como linha principal executar levantamentos-piloto comparativos entre o planejamento e o produto executado quanto às obras de infraestrutura rodoviária.

 

Objetivos

– Levantar o estado da arte sobre procedimentos nacionais e internacionais de controle de obras e comparativos entre planejamento e execução de obras de Infraestrutura rodoviária;

 

– Levantar investigações anteriores sobre os itens de obras de infraestrutura rodoviária com maior incidência de desvios;

 

– Elaborar um Manual de Melhores Práticas, no âmbito da investigação comparativa, do planejamento e da execução de obras rodoviárias;

 

– Desenvolver um banco de dados para inserção dos resultados das avaliações realizadas;

 

– Transferir o conhecimento para servidores da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP/CE) e demais integrantes da cadeia da pavimentação local sobre técnicas de planejamento e execução de obras rodoviárias.