Cientista Chefe de Dados

 

 

Pesquisador responsável – José Soares de Andrade

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da UFC (nível 7 na avaliação da Capes), bolsista de pesquisa do CNPq Nível 1A e membro permanente da Academia Brasileira de Ciências. Ocupou o cargo de pró-reitor de relações internacionais da UFC (2017-2019), possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes complexas, teoria da percolação, fractais, fenômenos críticos e transições de fase, fenômenos de transporte em sistemas irregulares e desordenados, dinâmica de fluidos computacional, difusão e escoamento em meios porosos, fisiologia pulmonar, fragmentação, formação de fraturas e ciência das cidades.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8711030043086711

 

Órgão beneficiado: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)

 

 

 

Cientista Chefe de Dados (Metaprojeto)

 

O Governo do Estado do Ceará acumula bilhões de registros de dados de diferentes naturezas. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ), especificamente, possui registros das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), dos Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e), da Escrita Fiscal Digital (EFD) entre diversos outros. Esse enorme volume de informação, associado à sua variedade, e à rapidez com que esses dados são gerados, os classificam como Big Data. O processamento desses dados para o direcionamento de políticas públicas requere formas inovadoras de análise, e o seu grande valor encontra-se exatamente nas possibilidades de desenvolvimento de medidas preventivas, corretivas em “tempo real”, bem como no fornecimento de informações precisas importantes para o planejamento de políticas públicas.

 

Objetivos

– Propor modelos de governança, compartilhamento, proteção e divulgação dos dados provenientes de diferentes setores governamentais que sejam legalmente amparados e compatíveis com a importância estratégica que representam para a sociedade e que levem ao protagonismo do Governo do Estado do Ceará na era big data

 

– Empregar metodologias para a análise dos dados disponibilizados, com o intuito de fornecer urna visão sistêmica e aprofundada das condições socioeconômicas do Estado do Ceará, enfatizando-se a produção de indicadores quantitativos para a educação, segurança e saúde pública

 

– Utilizar técnicas avançadas e desenvolver novas ferramentas de análise que sejam capazes de caracterizar, através do cruzamento entre estes dados de naturezas distintas, as correlações intrínsecas existentes entre eles no tempo e no espaço, visando a detecção preditiva de comportamentos emergentes e/ou sincronizados, relações de causalidade e a determinação de medidas de resiliência interdependentes, com foco na proposição de políticas públicas.

 

Combate e prevenção de riscos e fraudes no setor público (Subprojeto)

O projeto busca por meio do intercâmbio de conhecimentos e informações entre a AIE/CE e dos pesquisadores, aprimorar os mecanismos de combate e prevenção de riscos e fraudes já existentes no TCE/CE, mediante o desenvolvimento de novas ferramentas e sua sistematização, mediante a aplicação de técnicas estatísticas descritivas, preditivas e de análise de redes sociais, bem como utilização de machine learning e inteligência artificial (IA).

 

Objetivos

– Realizar diagnóstico geral acerca dos trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver, levando-se em conta as bases de dados disponíveis e a infraestrutura disponível.

 

– Realizar benchmarking de boas práticas e técnicas de combate e prevenção de riscos e corrupção em âmbito nacional e internacional nas áreas de despesa e receita pública, procedimentos licitatórios, transferências voluntárias, pessoal, previdência, entre outras.

 

– Identificar, no universo da despesa pública, possibilidades de aplicação de boas práticas e técnicas de combate e prevenção de riscos a serem utilizadas como auxílio ao controle externo, considerando a realidade e capacidade de execução do TCE/CE

 

– Disponibilizar, mediante uma sistemática única e integrada de informações, os resultados aos atores interessados (AIE, Unidades Técnicas de Controle Externo, Sociedade etc.).