Cientista Chefe de Ciência e Tecnologia

Pesquisador responsável – Antonio Gomes de Souza Filho

Concluiu o doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2001 com realização de estágio sanduíche no MIT (Estados Unidos) durante o ano de 2000. Atualmente é professor do Departamento de Física da UFC e bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Já atuou como pesquisador visitante da Universidade de Tohoku (Japão), do MIT, da Universidade de Lyon-1 (França) e da Unicamp. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Research Societies 2009 for the collaborative work on “Carbon nanostructured materials”. Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFC de 2016 a 2019 e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Física de 2017 a 2019. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2001 a 2015 e ingressou como membro titular da instituição em 2018. Recebeu, em 2018, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador. Atualmente é membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021) e membro do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (2019-2021). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0223997495223283

Órgão beneficiado: Funcap

Programa de avaliação do fomento científico e à inovação pela Funcap – Fase II (Metaprojeto)

A Funcap tem como um de seus objetivos principais estimular e apoiar a ciência e a inovação no Ceará, cuidando do financiamento de recursos que sejam relevantes estímulos no processo de geração de produtos e soluções que tragam desenvolvimento e recursos para a sociedade cearense. Essas ações de estímulo, considerando os níveis de incerteza do processo de produção científica e de inovação (decorrentes da complexidade envolvida em casos de sucesso), devem ser avaliadas em relação a seus resultados de forma mais específica e contínua em cada um dos projetos apoiados. Essas avaliações aumentam a probabilidade de geração de produtos e soluções que tragam benefícios, sejam sociais, econômicos ou ambientais.

– Estruturar na Funcap um Núcleo de Estudos Estratégicos

– Implementar rotinas de processos alinhados ás melhores práticas, para garantir a geração sistemática de avaliação

– Automatizar os processos propostos por meio de tecnologias da informação e comunicação integradas e aderentes às necessidades internas

– Estabelecer novas metodologias que propiciem análises não somente descritivas, mas também inferenciais e orientadas para a tomada de decisões estratégicas