Com apoio da Funcap, pesquisadores da UFC publicam artigo em revista internacional

13 de maio de 2020 - 09:55

Pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), apoiados com Bolsa de Inovação Tecnológica (BIT) da Funcap, tiveram artigo publicado na revista Carbon, publicação que tem fator de impacto 7,4 e Qualis A1 nas áreas de Física e Química da Capes). Intitulado “Strategic design of magnetic carbonaceous nanocomposites and its application as multifunctional adsorbent” (“Design estratégico de nanocompósitos magnéticos carbonáceos e suas aplicações como adsorvente multifuncional”, em português), o trabalho é resultado de uma pesquisa em rede envolvendo várias instituições nacionais e liderada pela equipe da UFC.

O trabalho faz parte de uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Materiais Funcionais Avançados (LAMFA), coordenado pelo professor Odair Pastor Ferreira, e tem como objetivo obter a valorização dos resíduos agroindustriais através de sua transformação em materiais carbonáceos com propriedades controladas.

O LAMFA integra a iniciativa liderada pela Central Analítica da UFC, que oferece infraestrutura de pesquisa multiusuária e aberta, dentro do Programa do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SISNANO), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O financiamento da Funcap à proposta científica da Central Analítica para integrar o SISNANO se dá por meio de bolsas aos pesquisadores que executam o projeto “Design racional de nanomateriais e aplicações em remediação ambiental, agricultura e saúde”.

O artigo descreve a preparação de nanocompósitos carbonáceos a partir de biomassa, contendo nanopartículas magnéticas de ferro e óxidos de ferro encapsuladas em carvão ativado. O nanomaterial desenvolvido através dessa técnica pode ser empregado como adsorvente multifuncional – explorando as propriedades do carvão ativado e das nanopartículas de ferro e óxidos de ferro encapsuladas no carvão –, em aplicações como, por exemplo, o tratamento de efluentes líquidos ou águas contaminadas. O encapsulamento das nanopartículas magnéticas é uma etapa fundamental nesse processo, para que não ocorra a oxidação das nanopartículas quando em contato com meio a ser remediado e a consequente perda da magnetização.

“Esses novos nanomateriais são preparados pela metodologia de carbonização hidrotérmica, um processo energeticamente e ambientalmente adequado. O fato de utilizar resíduos agroindustriais como fonte de carbono insere os materiais carbonáceos no contexto da produção sustentável de materiais, os chamados ecomateriais”, comenta o professor Odair Ferreira.

“O apoio da Funcap é fundamental para a integração da Central Analítica à segunda versão do Sistema Nacional de Nanotecnologia (SISNANO) e assim continuar ofertando técnicas avançadas de caracterização dos nanomateriais para os grupos de pesquisa da UFC. É uma contribuição científica de relevo internacional e com potencial de agregar valor às tecnologias ambientais usadas na região e no Brasil, cumprindo bem o papel de laboratório associado ao SISNANO e revelando o papel estratégico da Funcap em alavancar a pesquisa de ponta na área de materiais no Ceará”, afirma o professor Antonio Gomes Souza Filho, coordenador da Central Analítica e da Iniciativa SISNANO na UFC e cientista chefe da FUNCAP.

Referência completa do artigo:

Título: Strategic design of magnetic carbonaceous nanocomposites and its application as multifunctional adsorbent
Autores: Laís Helena Sousa Vieira, Carla Manuela Sganzerla Sabino, Francisco Holanda Soares Júnior, Janaina Sobreira Rocha, Manuela Oliveira Castro, Rafael Silva Alencar, Luelc Souza da Costa, Bartolomeu Cruz Viana, Amauri Jardim de Paula, João Maria Soares, Antonio Gomes Souza Filho, Larissa Otubo, Pierre Basílio Almeida Fechine, Anupama Ghosh, Odair Pastor Ferreira

Carbon, Vol. 161, (2020) Páginas 758-771
https://doi.org/10.1016/j.carbon.2020.01.089