Prêmio de divulgação científica do British Council está com inscrições abertas

20 de janeiro de 2020 - 15:31

Estão abertas até o próximo dia 31 de janeiro as inscrições para a edição brasileira do Famelab, competição de que acontece simultaneamente em mais de 30 países. Para participar, os candidatos devem enviar um vídeo de até 6 minutos (3 em português, 3 em inglês), explicando um conceito científico de forma simples e clara.

A competição é aberta para pesquisadores brasileiros com mestrado, doutorado, pós-doutorado livre-docência (em andamento ou concluído) nas áreas de ciências da vida (todas as que envolvem o estudo dos organismos vivos), tecnologia, engenharias, Matemática e Medicina em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC com idade mínima de 21 anos e que sejam fluentes em inglês.

Também podem participar estrangeiros que estejam matriculados e cursando mestrado, doutorado, pós-doutorado ou livre-docência nas áreas descritas acima, também em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC.

Com base nos vídeos de inscrição, serão selecionados 30 participantes que vão se reunir em São Paulo para participar de workshops e treinamentos em comunicação com especialistas brasileiros e britânicos. Haverá uma disputa entre os semifinalistas do FameLab, que deverão fazer uma nova apresentação “ao vivo” de um conceito científico. Destes participantes, serão selecionados 10 finalistas que vão se apresentar em público para a escolha do vencedor. O vencedor irá viajar com todas as despesas pagas para o Reino Unido para representar o Brasil no FameLab International, que acontece durante o Cheltenham Science Festival, de 2 a 7 de junho deste ano.

O British Council é a organização internacional do governo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. A entidade promovemos a cooperação entre o país e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação. O FameLab é realizado desde 2005 pela entidade e no Brasil está em sua quarta edição. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As inscrições podem ser feitas no endereço www.britishcouncil.org.br/famelab
Foto: Ascom Fapeg