Bolsista pelo Programa BPI tem artigo publicado em revista internacional de alto impacto

5 de julho de 2019 - 11:30

O professor José Cleiton Sousa dos Santos, pesquisador da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e bolsista da Funcap através do edital 03/2018 – Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), é um dos autores do artigo publicado na Biotechnology Advances. A revista, com fator de impacto de 12.831, desenvolve uma análise que considera todos os aspectos do campo multidisciplinar da biotecnologia, como princípios e aplicações na indústria, agricultura, medicina, preocupações ambientais e questões regulatórias. A publicação ainda busca enfatizar desenvolvimentos atuais e tendências futuras na área.

O artigo “Immobilization of lipases on hydrophobic supports: immobilization mechanism, advantages, problems, and solutions” relata uma revisão sobre suportes para imobilização de lipases. As lipases são enzimas de natureza biocatalisadoras, que podem ser utilizadas em diversas áreas de interesse da indústria, como na saúde, alimentos e energia. Dentre os autores do trabalho estão pesquisadores do Brasil, México, Colômbia e Espanha, com destaque para o Pesquisador espanhol Roberto Fernández-Lafuente, com mais de 400 artigos publicados em revistas internacionais.

Ressalta-se que o Prof. José Cleiton foi o primeiro bolsista de Doutorado da Funcap a receber um duplo diploma de doutoramento em 2015, um pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e outro pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM) na Espanha.  

 

O artigo completo pode ser encontrado no link:
https://doi.org/10.1016/j.biotechadv.2019.04.003

 

Site da revista Biotechnology Advances:
https://www.journals.elsevier.com/biotechnology-advances