Reunião de posse do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico da UFC

27 de maio de 2019 - 12:08

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, foi empossado como membro do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade Federal do Ceará, representando o Governo do Estado. A posse do Conselho, presidido pelo reitor Henry Campos, aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), na Reitoria. Logo após a posse, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, os primeiros processos do PARTEC, chamados de “transbordamentos”, que, na prática, consistem na ampliação da abrangência do parque em diferentes áreas da UFC.

O presidente do Conselho Consultivo, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, classificou o dia como uma data histórica. “É a materialização de um projeto extremamente importante para o futuro da nossa Universidade”, disse o reitor, enfatizando que se trata de mais um passo na concretização da política de inovação tecnológica da UFC, apoiada por meio de várias parcerias com instituições públicas e privadas.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, destacou o constante diálogo e articulação que a UFC tem mantido com outras organizações, como o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza. “O Parque Tecnológico vai fazer surgir um ambiente de atração e criação de empresas e ajudar a transformar a face econômica do Estado”, projetou o secretário.

Transbordamentos

Durante a primeira reunião do conselho foram aprovados cinco transbordamentos, para as seguintes unidades: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM, localizado no Campus do Porangabuçu); Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat, situado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), e os campi de Quixadá, Russas e Crateús. Cada uma dessas unidades colocou parte de sua área física à disposição para futuras instalações do parque.

Além disso, foram apresentados alguns aspectos referentes ao organograma da direção do parque e da infraestrutura que se pretende instalar. Tais itens constarão no Regimento Interno do equipamento, que será apreciado nas próximas reuniões do Conselho Consultivo.

Segundo o presidente do PARTEC, Prof. Francisco Nepomuceno Filho, o projeto prevê a construção de quatro centros de pesquisa, nas seguintes áreas: água; mineração e metalurgia; energia; nanotecnologia, biotecnologia e saúde, além de um centro de excelência em tecnologia da informação e comunicação. Cada um desses centros deverá contar com uma empresa-âncora e várias pequenas e médias empresas fornecedoras de tecnologia.

O organograma da direção do Parque terá inicialmente um conselho de administração, uma diretoria executiva e um comitê de uso e ocupação do solo. A gestão financeira e operacional será feita por uma fundação de apoio. Entre as próximas etapas do projeto do parque estão a assinatura do convênio com a fundação de apoio, a formalização das áreas transbordadas, o lançamento de um edital para prédios compartilhados, projetos de atração de empresas-âncora e apresentação do plano arquitetônico e urbanístico.

O presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno, salientou que será necessário esforço constante para manter o parque, devido às dificuldades econômicas pelas quais o País passa atualmente e a outras adversidades que surgirão após o início do funcionamento. Porém ressaltou que a proximidade dos pesquisadores da UFC na formulação de políticas públicas do Estado é um ponto forte para a superação de problemas.

Representando a Prefeitura de Fortaleza, o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA), Cláudio Ricardo Lima, afirmou que o PARTEC tem a potencialidade de mudar o perfil econômico tanto da Capital como de vários cidades do interior do Estado, além de cumprir papel importante na retenção dos talentos locais e na atração de estudantes e professores qualificados de outros estados.

Para o professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e ex-reitor da UFC, Jesualdo Farias, o nascimento do PARTEC só é possível devido aos investimentos que o Brasil fez há alguns anos nos vários níveis da educação e que seguem dando resultados. “É um projeto que nos alegra e nos dá esperança no futuro do País”, disse Jesualdo, acrescentando que, com o Parque, a Universidade dá uma resposta à altura no sentido de que pode mudar a realidade social e econômica do Ceará e do Brasil.

Veja a composição do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico da UFC:

Henry de Holanda Campos ‒ reitor / presidente do Conselho Consultivo

Francisco Nepomuceno Filho ‒ diretor-presidente do PARTEC

Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda ‒ representante do Governo do Estado

Júlio Cavalcante Neto ‒ representante do Governo do Estado

Cláudio Ricardo Gomes de Lima ‒ representante da Prefeitura de Fortaleza

Francisco Rennys Aguiar Frota ‒ representante da FINEP

Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno ‒ representante da FUNCAP

José Sampaio de Souza Filho ‒ representante da FIEC

Herbart dos Santos Melo ‒ representante do SEBRAE-CE

Davi Romero de Vasconcelos ‒ representante do Campus de Quixadá

Lindberg Lima Gonçalves ‒ representante do Campus de Russas