Programa Avance — Bolsa Universitário será financiado pela Funcap

28 de março de 2019 - 09:57

A Funcap é a instituição responsável pelo financiamento do programa Programa Avance — Bolsa Universitário, lançado no último dia 26 pelo Governo do Estado através da Secretaria da Educação (Seduc). A iniciativa irá distribuir 2 mil bolsas no valor de R$ 468,50, cada uma, para  alunos que concluíram o ensino médio na rede pública estadual e ingressaram em instituições de ensino superior nos anos de 2018 e 2019. O investimento será feito com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

O principal objetivo do programa é melhorar as condições de acesso à universidade de alunos em situação de vulnerabilidade econômica. As bolsas terão duração de 12 meses e as inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 11 de abril (veja cronograma abaixo). Para concorrer, os alunos devem atender os seguintes requisitos principais:

– ter ingressado em curso de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2018;

– estar matriculado no ano letivo de 2019 em no mínimo 12 (doze) créditos de disciplinas no semestre;

– ter cursado o ensino médio em escola pública da rede estadual do Ceará, tendo concluído nos dois anos anteriores ao da matrícula na Instituição de Ensino Superior (IES);

– ter obtido média geral igual ou superior a 560 (quinhentos e sessenta) pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente por meio eletrônico, no endereço http://avance.seduc.ce.gov.br. O processo seletivo terá duas etapas: análise do cumprimento dos requisitos (eliminatória) e classificação dos alunos (tendo como critério a média geral obtida no Enem). O edital está disponível no endereço https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2019/03/edital-avace001.pdf.

A manutenção da bolsa está condicionada à matrícula em disciplinas que correspondam a pelo menos 12 créditos no semestre e à frequência de, no mínimo, 75% em cada disciplina cursada (a comprovação se dará por declaração do coordenador do curso ou o responsável pelo controle de frequência).

26/03 a 10/04 – Divulgação do edital

08/04 a 30/04 – Inscrições

10/05 – Divulgação das relações preliminares dos alunos aptos à segunda etapa

13/05 e 14/05 – Recursos para os resultados das relações preliminares