Funcap realiza reunião do Conselho Superior

17 de dezembro de 2018 - 15:47

Foi realizada, hoje, a reunião do Conselho Superior da Funcap, entidade que reúne representantes da Fundação, de universidades e de outros órgãos da administração estadual. O principal objetivo do encontro foi apresentar, para os membros, o balanço da execução dos programas em 2018 e as propostas para o próximo ano. A abertura da reunião foi feita pela titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) Nagyla Drumond.

O presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, destacou a decisão política do Governo do Estado de incentivar a atividade científica no Ceará em meio a um cenário nacional de cortes nos recursos tanto por parte do Governo Federal quanto por várias unidades da federação. “Tivemos recursos para manter os programas e foi possível criar novas ações, como o projeto Cientista Chefe”, afirmou.

Entre os principais dados apresentados, a assessora da presidência da Funcap, Denise Casselli, mostrou números do aumento de interiorização dos programas de ensino superior e pós-graduação no Ceará entre 2007 e 2017. Com o crescimento e a criação de campi, a Funcap garantiu o apoio para a formação de recursos humanos através do atendimento de 100% dos pedidos de bolsas para o interior.

Outra evolução importante foi o monitoramento das ações da Diretoria Científica da Funcap, que é feita desde 2005 e tem possibilitado o aumento da qualidade dos programas e, principalmente, uma representatividade mais efetiva dos comitês de assessoramento (responsáveis por medidas como a análise das solicitações de bolsas e do cumprimento de metas dos projetos contemplados por editais). Hoje, praticamente todas as instituições de ensino superior e de pesquisa do Ceará têm representantes nos comitês.   

Por fim, em decisão aprovada por unanimidade pelos Conselho, será encaminhado um projeto de criação do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com atuação prevista a partir de 2019.

Membros do Conselho Superior da Funcap

 

Secitece

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Universidade Regional do Cariri (Urca)

Universidade de Fortaleza (Unifor)

Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)

Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice)

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)