Aplicação de recursos do FIT em 2018 foi a maior desde o início do programa

13 de dezembro de 2018 - 14:39

O nivel de execução dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológiga (FIT), investimento do Governo do Estado em ações de apoio a inovação empresarial, inteligência na segurança pública e pesquisa científica e tecnológica, foi o maior desde o início de vigência do Fundo, em 2004. O resultado, obtido através de esforço conjunto da Secitece e da Funcap para dar oportunidade às centenas de projetos de de inovação de empreendedores do Ceará, foi exposto hoje na reunião do Conselho
Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit), realizada na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Superior (Secitece).

Um total de R$ 24.737.460,34 foram aplicados, o que representa 85,43% do previsto para o ano. A expectativa é de que até o fim de dezembro este percentual chegue a aproximadamente 90%, já que alguns programas ainda estão em andamento e recebendo recursos. Para 2019, estão garantidos, via lei orçamentária aprovada na Assembleia Legislativa, R$ 21.352.342,00.

As contas do FIT para 2018 foram aprovadas pelo Conselho, que recomendou o agendamento da próxima reunião para o início do exercício de 2019, com o objetivo de planejar com o máximo de antecedência a execução dos programas que já estão em andamento e dos que forem aprovados.

O Cogefit é composto pelos seguintes membros:

– Nágyla Maria Galdino Drumond
Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Presidente do Conselho de Gestores do FIT (Cogefit)

– Tarcisio Pequeno
Presidente da Funcap

– Francisco José Moura Cavalcante
Secretário Executivo da Casa Civil

– José Patrício Pereira Melo
Reitor da Fundação Universidade do Cariri

– José Sampaio de Souza Filho
Presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

– Alexandre Adolfo Alves Neto
Secretário Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE)