Chamada do MCTI apoia projetos e eventos de divulgação e educação científica

10 de maio de 2013 - 14:17

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) abriu chamada para o Programa de Apoio a Projetos e Eventos de Divulgação e Educação Científica, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). A iniciativa busca promover, fomentar e apoiar atividades e eventos de divulgação científica, tecnológica e de inovação, bem como aqueles relacionados à melhoria da educação científica, tendo como finalidade aprimorar a difusão e a popularização da cultura científico-tecnológica entre a população brasileira e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino das ciências.

O documento de referência com as diretrizes para a elaboração e submissão das propostas pode ser acessado no portal do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O prazo para inclusão e envio de propostas, juntamente com os documentos de habilitação, encerra-se no dia 14 de junho.

Pelo edital, serão selecionadas propostas para atividades, feiras, exposições, concursos, congressos, encontros, reuniões, workshops etc. que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentação e a interdisciplinaridade no campo da divulgação científica. As propostas apresentadas devem buscar a participação dos visitantes por meio de atividades interativas, como experimentos, oficinas, jogos, desafios, performances.

Poderão participar da seleção prefeituras e governos estaduais, municípios ou do Distrito Federal, por meio de suas secretarias, em especial as de ciência e tecnologia ou educação, ou outros órgãos a eles vinculados. Também poderão apresentar propostas instituições privadas sem fins lucrativos, universidades públicas, museus e centros de ciência e tecnologia (C&T), institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Institutos de Ciência e Tecnologia, unidades de Pesquisa vinculadas ao MCTI e outras instituições de ensino e pesquisa.

Objetivos

Um dos objetivos do programa é consolidar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT); apoiar projetos que propiciem a difusão e a popularização da ciência e a melhoria do ensino da ciência; e apoiar a realização de feiras de ciências, concursos, certames, desafios, produção de material didático, além de atividades culturais para a divulgação da ciência.

As instituições interessadas devem enviar os documentos pelo correio. Dúvidas ou esclarecimentos devem ser direcionados à Central de Atendimento ao Cidadão da Secis, pelos telefones: (61) 2033-8009 / 7609 / 8646 ou pelo email casecis@mct.gov.br.

Fonte: Ascom do MCTI