IFCE ofertará mestrado em Telecomunicações

5 de abril de 2013 - 17:56

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de aprovar a proposta de criação do mestrado acadêmico em Engenharia de Telecomunicações que será ofertado a partir do mês de agosto no campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará. No parecer da comissão de profissionais que avaliou a proposta de criação do curso, foi levado em conta que o campus dispõe de infraestrutura física e de professores adequadas para a formação de novos mestres, além de laboratórios e biblioteca adequados.

Inicialmente, o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Telecomunicações ofertará dez vagas para estudantes portadores de diploma de nível superior em cursos de licenciatura plena, bacharelado ou de tecnologia nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas, sendo as oportunidades divididas em três linhas de pesquisas: Microondas e Óptica Integrada (03 vagas), Informação Quântica (03 vagas) e Processamento de Sinais (04 vagas).

De acordo com o pro-reitor de pesquisa e inovação do IFCE, professor Auzuir Ripardo de Alexandria, a produção do corpo docente foi considerada excelente pela câmara de avaliação da área de Engenharias IV. “O novo programa servirá ao nosso Estado na formação de profissionais de alto nível e ajudará a alavancar a pesquisa na área de Engenharia Elétrica, dentro do IFCE. É o terceiro programa de pós-graduação do IFCE, número este que estamos trabalhando para ampliar nos próximos anos”

O programa de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) foi criado por docentes das áreas de Física, Indústria e Telemática dos campi de Fortaleza, Sobral e Maracanaú, além da colaboração de professores da UFC. De acordo com o coordenador do PPGET, prof. Daniel Xavier, a criação do mestrado tem com objetivo fortalecer a área da pesquisa em Engenharia. “Queremos estruturar da melhor maneira possível o PPGET e, em breve, já conseguir ampliar as áreas de estudo desse mestrado, contemplando outras temáticas da área da engenharia”.

A seleção dos alunos está prevista para acontecer a partir da segunda quinzena de maio. O processo seletivo será realizado por meio de análise de currículo, histórico escolar de graduação e de projeto de pesquisa, além de também ser levado em conta as cartas de recomendação apresentadas por cada candidato. O curso será composto por 12 disciplinas de quatro créditos e para obter o título de mestre, os alunos terão também apresentar uma dissertação em uma das áreas de pesquisa do mestrado.

Segundo o diretor-geral do campus de Fortaleza, Moisés Mota, para sediar as aulas, a unidade dispõem de seis salas de estudos individuais, uma sala de aula de uso comum e dezenove laboratórios devidamente equipados para o desenvolvimento de projetos. Além disso, o mestrado com 12 docentes, sendo dez do quadro efetivo do IFCE, todos com dedicação exclusiva à instituição, e dois da Universidade Federal do Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do IFCE