Universidade do Trabalho Digital oferece cursos gratuitos em TIC

13 de fevereiro de 2013 - 16:14

Seguem abertas as inscrições para os cursos gratuitos da Universidade do Trabalho Digital (UTD). As novas turmas estão programadas para iniciar as atividades entre os dias 18 de fevereiro e 11 de março. Os cursos são os de Iniciação Digital, Aperfeiçoamento Digital, Suporte e Manutenção de Computadores, Linguagem de Programação – Java, Linguagem de Programação – PHP, Criação e Manipulação de Imagens, Web Design e Linux Avançado.

Para se inscrever, o candidato deverá ir à sede da UTD, na Rua Major Facundo, 500, 10º andar (prédio do antigo Cine São Luiz) portando RG, CPF e comprovante de endereço. As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A carga horária dos cursos varia de 30h/a a 80h/a. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de alcançar todos os públicos. A opção da UTD é pelo uso do Software Livre e na grade programática está presente a disciplina de empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho.

A UTD é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As atividades estão sendo executadas por meio de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará.

Com cursos nos níveis básico e avançado, a UTD está proporcionando formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como forma de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A iniciativa está facilitando a transição dos jovens entre a escola e o trabalho e ainda assegurando os direitos de acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Endereço da Universidade do Trabalho Digital:

Rua Major Facundo, 500 (prédio do antigo Cine São Luiz), 10º a 13º andar – Centro de Fortaleza Telefones: (85) 3454-1257 / 1987

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS CURSOS

INICIAÇÃO DIGITAL

Carga horária: 60 horas/aula Conteúdo: Sistema Operacional Linux; Editor de Texto – Writer; Editor de Planilhas – Calc; Editor de Apresentações – Impress; Internet/Mozilla Firefox.

APERFEIÇOAMENTO DIGITAL

Carga horária: 30 horas/aula Conteúdo: * Writer avançado na área de escritório: Elaboração de documentos profissionais; Formatação Avançada; Configuração de páginas. * Calc avançado na área de escritório: Manipulação de conteúdo; Funções avançadas; Geração de gráficos avançados. * Internet na área de escritório: Busca e manipulação de conteúdos da internet; Acesso e utilização de redes sociais; Correspondência eletrônica.

SUPORTE E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORESCarga horária: 80 horas/aula Conteúdo: Fundamentos de redes e Arquitetura TCP/IP; Fundamentos de segurança da informação; Fundamentos de sistemas operacionais; Tipos de redes e topologia; Meios de transmissão; Segurança ambiente Linux; Segurança ambiente Windows; Instalação e configuração de Sistemas operacionais; Compartilhamento de recursos em rede; Manutenção preventiva e corretiva; Trabalho de conclusão de curso.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO – JAVA

Carga horária: 80 horas/aula Conteúdo: Fundamento de matemática para programadores; Algorítimos e estruturas de dados; Lógica de programação com Java; modelagem com UML; Programação orientada a objetos; Programação com frameworks; Redes de computadores; Acesso a banco de dados com Java, Projeto e desenvolvimento de sistemas; Administração de banco de dados; Programação para dispositivos móveis; Projeto final.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO – PHP

Carga horária: 80 horas/aula Conteúdo: Configurando PHP com Apache; Programação orientada a objetos; Classes e objetos; Operadores de comparação; Tipo booleano; Tipo ponto flutuante e string; Tipo objetos e NULL; Estruturas de controle – IF e ELSE; Simulação animada; Trabalhando com datas – funções; Trabalhando com Arrays – Criando formulários na prática; Envio de e-mails; sessões e cookies; SQL – Introdução banco de dados – tipos e instalação; Simulação animada; utilizando phpMyAdmin; conectando ao MySQL e realizando consultas; tratamento de erros; manipulação de arquivos – lendo e escrevendo; Smarty – Utilizando Smarty Relatórios com FPDF; WebServices (consumindo serviços na Web); Ajax.

CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE IMAGENS

Carga horária: 80 horas/aula Conteúdo * Unidade I – Introdução a criação e manipulação de imagensApresentação inicial do curso; Tipos e extensões de imagens; Representação e padrões das cores.* Unidade II – GIMPConhecendo a interface do GIMP e seus menus; Introdução a camadas; Conhecendo as ferramentas e filtros; Trabalhando com camadas e seus modos; Instalação de complementos para o GIMP. * Unidade III – Inkscape Conhecendo a interface do Inkscape e seus menus; Conhecendo as ferramentas e filtros; Trabalhando com camadas.

WEB DESIGN

Carga horária: 80 horas/aula Conteúdo: * HTMLUma visão geral sobre HTML e seu histórico; Entendendo a estrutura do HTML; Entendendo o conceito de layout. Formulários em HTML. Introdução ao HTML5. * CSSUtilização e integração do CSS com HTML; Propriedades CSS e suas diferentes aplicações; Os diferentes métodos de aplicação do CSS; Construindo uma página integrando o CSS ao HTML. * GIMPConhecendo a ferramenta; Utilização em edições de imagens; Criação de backgrounds;.* InkscapeDiferenciando vetoriais de não vetoriais; Conhecendo a ferramenta; Utilização na criação de logotipos e favicons. * JoomlaCriando um servidor local com Apache2, PHP5, MySQL e PHPMyAdmin; Instalando e configurando o Joomla; Conhecendo o sistema de gerenciamento de conteúdo; Administrando o site – Backend e Frontend; Criação de menus, conteúdo e instalação de componentes, módulos, plugins, temas e idiomas; Conhecendo a estrutura de um template; Aplicando o template ao Joomla; Trabalhando com servidores terceirizados; Conhecendo o Cpanel; Criando um banco de dados; Instalando o Joomla em um servidor terceirizado e importando o conteúdo do servidor local.

LINUX AVANÇADO

Carga horária: 80 horas/aula Conteúdo: História e características do Linux; Estrutura de diretórios; Comandos básicos e comandos para manipulação de arquivos e diretórios; Gerenciamento de usuários e grupos; Gerenciamento de processos; Comados de rede; Servidor SSH (Secure Shell); DHCP; NFS; Servidor Web; Roteamento; Firewall iptables; Proxy; Servidor de Backup.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece