XV Semana de Iniciação Científica da Urca teve início na manhã de hoje

10 de dezembro de 2012 - 16:40

Com o tema Ciência e Sustentabilidade: A contribuição da Pesquisa, teve início na manhã desta segunda-feira (10), na Universidade Regional do Cariri (Urca), a XV Semana de Iniciação Científica. O evento conta com uma participação recorde de alunos, com cerca de 1.150 trabalhos inscritos. A Semana foi aberta às 9h30, no Salão de Atos da Instituição, no campus do Pimenta, em Crato.

Visando o intercâmbio de conhecimentos e a valorização dos pesquisadores, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) inovou na organização da XV Semana de Iniciação Científica, unindo a este evento o I Encontro de Líderes de Grupo de Pesquisa do Ceará e o II Encontro de Pesquisadores de Bioprospecção do Nordeste. O evento será realizado na Urca, de 10 a 15 de dezembro.

Segundo a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Arlene Pessoa, a escolha dos palestrantes que farão parte do evento busca a valorização do conhecimento local. “Optamos por privilegiar o nosso pesquisador, porque ele tem muito a mostrar, especialmente sobre o que está sendo feito dentro desta instituição”, diz. Além dos pesquisadores da Urca, o evento conta ainda com convidados de instituições como Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Ceará (Uece), entre outras.

Os temas a serem discutidos ao longo da Semana estão voltados para fauna e flora do Nordeste, ética em pesquisa com seres humanos, experiências de grupos de pesquisa, biodiversidade de fósseis da Bacia do Araripe, elaboração de revistas científicas, e a física no Ceará, com destaque para a mediação de mesas e espaços pelos professores do Mestrado em Bioprospecção da Urca e os ligados ao Comitê Científico da Universidade.

Ao logo dos cinco dias de eventos serão apresentados 540 trabalhos científicos de alunos de graduação da Urca e de outras Instituições de Ensino Superior da região. Os mais de 1.150 inscritos podem participar de 28 minicursos que são oferecidos à comunidade acadêmica. No último dia de evento serão realizadas excursões técnico-científicas, guiadas por integrantes do Geopark Araripe, por cinco pontos da região: Geossítio Ponte de Pedra, Casa Grande de Nova Olinda, Geossítio Pedra Cariri, Museu de Santana do Cariri e Geossítio Pontal de Santa Cruz.