CNPq disponibiliza nova Plataforma Lattes
24 de julho de 2012 - 19:35
No dia 23 de julho, durante a Conferência “Ciência, Tecnologia e Inovação como protagonistas do Desenvolvimento Sustentável”, proferida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luis (MA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou oficialmente a nova versão da Plataforma Lattes.
Desenvolvido e implantado pelo Conselho, o sistema – que disponibiliza em sua base de dados 1,14 milhão de currículos de pesquisadores, tecnólogos e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento que atuam em ciência, tecnologia e inovação –, passa agora a contar com mais funcionalidades. Entre as principais modificações da Plataforma, está a inclusão de “abas” para inclusão do registro das atividades de divulgação científica e popularização da Ciência, registro da produção e depósito de patentes, bem como da realização de projetos de inovação envolvendo empresas.
“A nova Plataforma fornece meios para o CNPq avaliar e valorizar essas outras atividades desempenhadas pelos pesquisadores, antes não contempladas”, destacou a diretora científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Cláudia Linhares.
Além de agregar um maior número de atividades científicas em seus registros, a versão 2.0 do sistema oferece um visual mais moderno e incluiu ferramentas importantes, principalmente na parte dos gráficos de produtividade acadêmica. Segundo o CNPq, uma parceria firmada com a Elsevier também permitirá o acesso a citações dos artigos registrados pelos pesquisadores na Plataforma nos mais de 16 mil periódicos científicos que compõem a base de resumos e citações de literatura científica Scopus. Por meio de permissão de uso concedida pelo CNPq, o Lattes é utilizado por oito países da América do Sul e África.
Incentivo ao desenvolvimento científico
Como forma de contribuir com a divulgação científica e popularização da ciência – atividades que ganharam maior relevância nos currículos dos pesquisadores registrados junto à Plataforma Lattes –, a Funcap recebe, até o dia 15 de agosto, propostas para o Edital nº 04/2012 – Bolsas de Iniciação Científica Júnior Funcap/CNPq.
A concessão de bolsas visa proporcionar a participação de alunos da Rede Pública de Ensino (nos níveis Fundamental, Médio e da Educação Profissional) que apresentem bom rendimento acadêmico em atividades de pesquisa, extensão científica ou tecnológica, sob a supervisão de um orientador qualificado.
Podem apresentar propostas professores/pesquisadores, com o título mínimo de mestre ou perfil científico equivalente, vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa localizadas no Ceará, conforme critérios estabelecidos no Edital.
Ao total, devem ser concedidas até 161 bolsas de Iniciação Científica Júnior para os projetos selecionados. Para participar do processo é preciso submeter, até o próximo dia 15, propostas à Funcap sob a forma de projeto de pesquisa.
Confira o Edital na íntegra em: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/127.PDF