Funcap e Sesa realizam oficinas preparatórias para o PPSUS Rede 2012

18 de maio de 2012 - 12:11

18/05/2012

Visando atender a necessidades do sistema de saúde do Estado, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) realizará, na próxima semana, duas oficinas para seleção e apresentação dos temas que comporão o Programa PPSUS Rede 2012, que terá edital lançado em breve. As oficinas acontecem em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e terão a presença de representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No dia 21 de maio, haverá reunião com representantes da Funcap, da Sesa, do Ministério da Saúde e do CNPq para apresentação dos dezenove temas prioritários do Programa de Formação e Melhoria da Qualidade de Atenção à Saúde (Qualisus Rede). Na mesma ocasião, serão selecionados, entre os dezenove temas propostos, cinco ou seis que identifiquem problemas de saúde prioritários para o Estado. Os temas escolhidos serão apresentados durante a oficina realizada no dia 22, na Funcap, que contará com a participação de representantes das instituições parceiras e da comunidade científica.

No fim de abril, a Funcap realizou um encontro preliminar, a fim de ampliar e amadurecer as discussões sobre o tema. Trinta e cinco pesquisadores de diversas instituições de ensino superior compareceram à fundação.

O PPSUS faz parte da estruturação da área de ciência, tecnologia e inovação em saúde do Ministério da Saúde. O programa corrobora para o esforço de fortalecimento federativo da ciência e tecnologia em saúde no país como vetor estruturante do desenvolvimento nacional.

O Estado do Ceará foi um dos 10 estados escolhidos pelo Ministério da Saúde para participar do PPSUS Rede. A escolha dos subtemas é baseada nas necessidades do sistema de saúde do Estado e na competência técnico-científica para o atendimento dessas necessidades.

Confira, abaixo, os dezenove temas prioritários propostos pelo Ministério da Saúde, separados por blocos:

Bloco 1: Regionalização, redes e planejamento

1. Integração dos instrumentos de gestão e planejamento regional do SUS, modelos de governança e contratualização federativa;

2. Sistemas de regulação do acesso (local, regional, estadual);

3. Modelos de organização da atenção especializada e dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, articulados com o processo de regionalização, para garantir acesso, economia de escala e resolutividade;

4. Registro eletrônico das informações dos usuários e uso do cartão eletrônico;

5. Modelos de acreditação das redes de atenção à saúde;

Bloco 2: Assistência

6. Modelos de instrumentos de governança clínica (com ênfase nas linhas de cuidado prioritárias) e sistemas de auditoria clínica;

7. Sistema de transporte sanitário para paciente crônicos;

8. Modelos de assistência farmacêutica para as redes de atenção à saúde;

9. Modelos de avaliação e gestão de tecnologias para as redes de atenção à saúde;

Bloco 3: Recursos humanos

10. Necessidades de alocação, capacitação e fixação de médicos e demais profissionais de saúde estratégicos;

11. Perfil e composição das equipes multiprofissionais em distintas modalidades de redes de atenção à saúde, incluindo profissionais para as atividades de gestão, monitoramento e avaliação;

12. Carreiras e sistemas de remuneração das equipes multiprofissionais;

13.Necessidades de formação/capacitação das equipes multiprofissionais;

Bloco 4: Monitoramento e avaliação

14. Estudos de linha de base e formulação de indicadores e modelos de avaliação da estruturação, desempenho e resultados das redes de atenção à saúde;

15. Estudos de linha de base para as ações de vigilância em saúde;

16. Avaliação de resultados e impacto das ações assistenciais consideradas estratégicas sobre a mortalidade infantil;

17. Avaliação de resultados e impacto de práticas assistenciais na redução da letalidade da dengue;

Bloco 5: Financiamento

18. Sistema de apuração e gestão de custos nos serviços e nas redes de atenção à saúde;

19.Modelos de financiamento de redes de atenção à saúde em sistemas universais de saúde e modelos de pagamento a prestadores e transferência de recursos.

Assessoria de Comunicação da Funcap
imprensa@funcap.ce.gov.br/ (85) 3275-9629